A Prefeitura de Teresina lançou nesta terça-feira (08) o edital do concurso para a Guarda Civil Municipal de Teresina. O prefeito Dr. Pessoa autorizou a abertura de 100 vagas e mais 70 vagas de cadastro de reserva para composição do quadro de funcionários da corporação. O salário inicial previsto pelo edital é de R$ 2.115,82, além de adicionais por plantão.
A banca responsável pela organização do certame será a FUNATEC. As inscrições iniciam no dia 22 de outubro e vão até 22 de novembro, e o valor da inscrição é de R$ 125,00. Já as provas estão previstas para serem aplicadas dia 15 de dezembro. "A nossa intenção é que a guarda possa prestar cada vez mais bons serviços para a população de Teresina, seja protegendo o patrimônio público ou as pessoas", disse o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
Clique aqui e confira o edital.
As provas objetiva terão 50 questões de múltipla escolha. Já a discursiva, terá uma redação terão duração de cinco horas. As avaliações abordarão conteúdos sobre:
- língua portuguesa;
- legislação municipal;
- conhecimentos específicos.
O concurso contará ainda com as seguintes fases: avaliações médica, odontológica e psicológica, teste físico, investigação social e curso de formação profissional. Os aprovados deverão compor o quadro de agentes da GCM em 2025. O certame já havia sido anunciado pelo secretário de Governo, Michel Saldanha, em maio deste ano.
A Guarda Civil Municipal de Teresina foi criada por meio de Lei Complementar em dezembro de 2008 com intuito de atuar na guarda patrimonial em toda a cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Governo, hoje ela conta com 500 vagas, mas apenas cerca de 340 estão de fato preenchidas, razão pela qual se justifica a realização do concurso.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.