Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PSDB vai apresentar possibilidade de aliança com Sílvio à direção nacional

Internamente, em uma ala do PSDB em Teresina, o sentimento é de que um acordo para apoiar Silvio Mendes seria a melhor alternativa.

26/06/2024 às 09h30

26/06/2024 às 13h51

Após a desistência de João Vicente Claudino em disputar a eleição para a Prefeitura de Teresina neste ano, a cúpula do PSDB do Piauí se reúne nesta quarta-feira (26) com a direção nacional da sigla. A expectativa é que seja discutido com o presidente do partido, Marconi Perillo, a possibilidade de reforçar a candidatura própria da legenda ou até mesmo uma possível aliança com o pré-candidato do União Brasil, Sílvio Mendes. Internamente, em uma ala do PSDB em Teresina, o sentimento é de que um acordo para apoiar Sílvio Mendes seria a melhor alternativa.

Como revelado por JVC, três nomes estão sendo consultados por meio de pesquisas: o presidente da federação no estado, Jorge Lopes, o jornalista Silas Freire e o vereador Edson Melo. João Vicente é um ferrenho defensor da candidatura própria do partido e rejeita qualquer possibilidade de aliança com qualquer outro candidato.

Jorge Lopes e o presidente do PSDB Marconi Perillo - (Reprodução) Reprodução
Jorge Lopes e o presidente do PSDB Marconi Perillo

Dos três possíveis nomes, o único que rejeita qualquer possibilidade de disputar o pleito é o vereador Edson Melo. Tucano raiz, o parlamentar, que é o decano da Câmara, caminha para o encerramento de sua vida política. Já Jorge Lopes e Silas Freire buscam se viabilizar internamente.

O PSDB vive um racha interno desde o mês de fevereiro, quando o presidente estadual do partido, Luciano Nunes, desistiu de sua pré-candidatura e anunciou apoio ao petista Fábio Novo. Junto a si, Luciano levou também diversos líderes do partido que atuaram em gestões anteriores do ex-prefeito Firmino Filho. Mesmo com o rompimento de Luciano, o diretório municipal do PSDB decidiu manter a posição contrária ao PT e, por definição nacional, não irá se aliar a Fábio Novo.

Após a reunião desta quarta em Brasília, a cúpula do PSDB irá se posicionar até a próxima semana. No próximo dia 27 de julho, a legenda realizará sua convenção partidária, que poderá ratificar a candidatura própria ou firmar aliança com Silvio Mendes.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.