Neste mês de outubro, foi reaberto o Mirante da Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, em Teresina. Deste, que é um dos principais pontos turísticos da capital, é possível dar um giro panorâmico visual de 360° na paisagem aérea da cidade. De um mesmo lugar, o visitante pode ver parte da extensão do Rio Poti, passando pelos shoppings na zona Leste, podendo ver de longe o Gigante da Redenção, o Estádio Albertão na zona Sul da capital. E até o Aeroporto de Teresina, na região Norte.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
A ampla visão possibilitada pelo Mirante se deve à altura da estrutura metálica, que é de 95 metros. A vista de lá é privilegiada, já que não há prédios próximos que atrapalhem a visualização; pelo contrário. Por estar sobre o Rio Poti, a área de preservação ambiental ao redor permite uma grande área aberta. Quando estava em pleno funcionamento, o Mirante recebia cerca de 50 mil pessoas por ano. Porém, após um período fechado, as visitações caíram consideravelmente.
Mas mesmo assim, o local continua a encantar quem vive aqui ou quem mora fora de Teresina. É o caso do Seu Paulo Cesar, que visitou pela segunda vez o Mirante. Ele é natural de Teresina mas vive em São Paulo há 32 anos. E possui poucas lembranças de infância da capital. Ao chegar no Mirante e se deparar com uma cidade cosmopolita, com muitos edifícios e suas avenidas sempre movimentadas, o olhar do teresinense radicado na Terra da Garoa inevitavelmente brilhou.
"Eu achei muito linda a minha cidade. Tem muitas coisas boas aqui. Tenho 32 anos fora daqui, mas a nossa cidade é maravilhosa. Não tenho o que falar mal, não. Quanto a cidade cresceu depois que eu saí. Eu nem a conheço mais... tanto que ela já cresceu. Não tem como não se admirar, fico sem palavras", disse o visitante, encantado com a vista panorâmica da cidade.
O Mirante conta com uma espécie de mapa, que fica no rodapé dos vidros de visualização panorâmica. São 32 pontos que identificam os principais locais que o visitante precisa conhecer em casa uma das zonas da cidade. Pontos como a UFPI, o Albertão, o Encontro dos Rios, os museus, as igrejas. Tudo está identificado, dando a sensação de que você passeou pela cidade sem ter saído do Mirante.
Uma ótima experiência para quem quer conhecer Teresina. Talvez não seja tão agradável para quem tem medo de altura. É o caso da Dona Maria de Jesus Rêgo, parente de Paulo César. A aposentada sempre relutou em ir ao Mirante, por puro medo. Recusou vários e vários convites. Mas quando Paulo a chamou, Dona Maria não teve como recusar o pedido do parente que há tempos não via.
"O pessoal chamava, e eu dizia não vou não. Eu não vou! Aí ele chegou e quando ele está aqui, por todo lado que o Paulo vai ele quer me levar, sabe?! 'Não se preocupe, não, bora', ele disse. E acabei vindo. Mas essa primeira experiência foi muito boa, muito bonita Graças a Deus. Nossa Teresina é bonita", diz, cheia de orgulho da cidade onde vive. Dona Maria ficou ainda mais feliz quando conseguiu identificar o bairro onde mora, o Três Andares.
Ao reconhecer o Albertão, que fica no vizinho Redenção, viu de longe as casas próximas da residência dela. Uma emoção que ela afirma jamais esquecer! E afirma: "O teresinense precisa conhecer mais disso. Do que é nosso. Vemos os turistas ficarem mais encantados com o Mirante do que nós mesmos. Todo teresinense deveria vir aqui".
Além de ponto turístico, local inspira vivência de momentos únicos
Raimundo Delmiro e Rafaela de Maria tinham poucas horas de casados. Os dois haviam acabado de celebrar a união civil e escolheram a parte de baixo do Mirante da ponte para fazerem as fotos oficiais do casamento. Ainda emocionados por terem vivido tal momento único, eles contaram que a natureza que cerca a ponte e a vista da cidade - onde os dois nasceram, cresceram, se conheceram e agora se uniram - é inspirador. O que motivou a escolha do cenário para o casório ser eternizado nas fotografias.
"É um local turístico, que recebe muitos visitantes. E ao mesmo tempo há a beleza desse lugar: é bem arborizado, a natureza está ao redor, é arejado. E se tornou um atrativo para fotos. E lá em cima, a vista geral de Teresina. Então, a gente consegue conciliar o útil ao agradável: cenário bonito para as fotos, contemplando a paisagem", destacou Raimundo.
SERVIÇO: O que você precisa saber sobre o Mirante da Ponte Estaiada!
- A entrada do Mirante fica na Av. Raul Lopes, zona leste de Teresina;
- Funciona de terça a domingo, das 8h às 14h;
- A taxa cobrada é de R$ 4,00 a inteira e R$ 2,00 a meia (para estudantes). Crianças abaixo de 10 anos e idosos estão isentos da taxa;
- Tempo de visitação é de 10 minutos.
- Pode ser pago em dinheiro em espécie e cartão de crédito