Em alusão aos Dia dos Pais, que é comemorado no próximo domingo (13), está sendo realizado em Teresina a campanha (A)Gosto do Pai, que faz coletas gratuitas de DNA para reconhecimento de paternidade. A campanha é desenvolvida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e faz parte de um projeto do próprio órgão, que ocorre durante todo o ano.
Até o momento, cerca de 60 pessoas já doaram material genético para realização dos exames. “Essas coletas são voltadas para o filho que não possui o nome do pai em seu registro de nascimento. Então, a mãe realiza o agendamento com o Cejusc e fica ao nosso cargo informar as partes para a realização do exame. Neste mês de agosto, estamos focando nas questões que envolvem o direito à paternidade, mas realizamos este tipo de exame durante o ano todo”, explica a secretária do órgão, Rita Maria de Sousa.
A campanha é destinada a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e inclui, além do reconhecimento paterno através do DNA, o acompanhamento e julgamento de processos com pendências. Um dos pais que foram convocados para reconhecer a paternidade de sua filha é o inspetor técnico Nobert Freitas. Morando na cidade de São Luís (MA) e com dois filhos registrados, ele veio à Teresina a fim de realizar a coleta de materiais para o exame.
O processo, que poderia ser complexo, se tornou mais simples com a campanha gratuita. “Nós já estávamos conversando sobre o assunto e deixamos para fazer isso mais na frente. Então ela entrou com esse processo e soubemos que essa seria a melhor forma de fazer”, destaca Nobert Freitas.
Para solicitar o exame, as pessoas deverão agendar o atendimento através do e-mail [email protected], ou via Whatsapp por meio do número 3223-1019. É necessário apresentar o RG, CPF, além de comprovante de residência e certidão de nascimento.