Após motoristas e cobradores do transporte público de Teresina confirmarem um indicativo de greve a partir da próxima segunda (13), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), afirmou não ter sido informado pela situação e em nota, demonstrou surpresa com a informação.
O indicativo de greve dos motoristas e cobradores foi aprovado nessa quarta-feira (8) de forma unânime por representantes da classe. Conforme relatado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Piauí (Sintetro-PI), houve tentativas de negociação com o Setut para reverter a greve, mas o departamento não está aberto para a possibilidade de um reajuste salarial.
Por outro lado, o Setut afirmou em nota que não houve comunicação assertiva com a associação e ainda há prazo para novas negociações. “O Setut informa que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a possível greve. Contudo a informação causa enorme surpresa, pois o mês de maio ainda não acabou e ainda haveria prazo para negociação, assim como acontece há mais de 20 anos”, publicou.
LEIA TAMBÉM
Início da greve
A partir da próxima segunda-feira, 13 de maio, motoristas e cobradores de ônibus em Teresina entrarão em estado de greve. Durante esse período, serão realizados movimentos esporádicos, em tempos determinados no dia, e em algumas linhas, como forma de protesto pela não evolução das proposições de reajuste salarial.
“Solicitamos a compreensão e apoio da população e da mídia, enfatizando que todas as ações estão sendo tomadas com o máximo de responsabilidade e em busca de um acordo que valorize o trabalho e a dignidade dos profissionais que representamos”, diz trecho da nota.
Conforme as informações, a classe trabalhadora argumentou ainda que, caso não haja avanços significativos nas negociações até o dia 20 de maio, será deflagrada uma paralisação geral dos serviços em toda a cidade.
_______________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.