Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina registra pancada de chuva e ventos intensos nesta quarta-feira (27)

A chuva pegou boa parte da população de surpresa, mas, de acordo com o climatologista Werton Costa, já era esperada.

27/09/2023 às 17h38

28/09/2023 às 18h05

A cidade de Teresina registrou, no final da tarde desta quarta-feira (27), chuva intensa acompanhada de ventos fortes. A chuva pegou boa parte da população de surpresa, mas, de acordo com o climatologista Werton Costa, já era esperada, tendo em vista os núcleos de chuva que pairam sob o estado. 

Teresina registra pancada de chuva e ventos intensos nesta quarta-feira (27) - (Reprodução/Werton Costa) Reprodução/Werton Costa
Teresina registra pancada de chuva e ventos intensos nesta quarta-feira (27)

“Embora o fenômeno climático El Niño seja o grande regente da estação seca neste período, observamos que o excedente de calor tem proporcionado curiosas condições termodinâmicas. O Piauí amanheceu com vários núcleos de chuva e com muita umidade, que se manifestou ontem em Baixa Grande do Ribeiro e Campo Maior".



Werton CostaClimatologista

É importante frisar que essas chuvas são, em sua maioria, intensas e localizadas. “Não estamos no período chuvoso. Essas chuvas são extemporâneas e organizadas em pancadas. Elas podem ter um alto grau de severidade”, diz Werton Costa.

O climatologista alerta para cuidados com descargas elétricas, tendo em vista que as rajadas de vento podem ser intensas durante esse tipo de fenômeno. Devido aos ventos fortes, alguns bairros da capital registraram oscilação de energia elétrica.

Apesar de mais pancadas de chuva serem esperadas, o Piauí está com alerta vermelho para onda de calor. O estado deve registrar temperaturas 5 ºC mais quentes nos próximos dias.

O alerta vermelho para onda de calor foi publicado ontem (27) e deve durar até as 18h da quinta-feira (28). O aviso aponta risco severo à saúde e orienta a população a acionar a Defesa Civil pelo número 193 em caso de emergência.