No próximo dia 23 de maio, Teresina sediará o I Congresso Piauiense sobre Fibromialgia (CONPIFIBRO), evento que vai reunir pacientes, familiares, estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde para discutir aspectos clínicos, sociais e legais relacionados à fibromialgia. O congresso será realizado no auditório da OAB-PI, com início das palestras às 14h. O credenciamento dos participantes começa uma hora antes.
LEIA TAMBÉM
Giuliane Rosso, presidente do CONPIFIBRO, explica que o objetivo principal do congresso é ampliar o conhecimento sobre a fibromialgia, combater o estigma que cerca a condição e promover debates que contribuam para a formulação de políticas públicas específicas. “O CONPIFIBRO vem justamente como uma forma de dimensionar a fibromialgia, informar para que as pessoas tenham menos preconceito, para que os portadores sofram menos assédio moral no trabalho e sejam mais compreendidos”, afirma Giuliane.

A programação do I CONPIFIBRO inclui palestras com profissionais de diferentes áreas que atuam diretamente no cuidado às pessoas com fibromialgia. Estão previstas apresentações de reumatologistas, médicos especialistas em dor crônica, nutricionistas, educadores físicos, psiquiatras e psicólogos. Haverá ainda um momento dedicado à discussão sobre os direitos e garantias legais da pessoa com fibromialgia, incluindo orientações sobre benefícios previdenciários e trabalhistas.
Entre os temas que serão abordados, Giuliane Rosso destaca a alimentação adequada, a importância da atividade física supervisionada e a saúde mental dos pacientes com fibromialgia. A proposta do I CONPIFIBRO, segundo ela, é justamente oferecer uma visão multidisciplinar do tratamento da doença, integrado com diferentes saberes e práticas profissionais.
Confira a programação do I CONPIFIBRO

“Uma das nossas pautas centrais é a inclusão da pessoa que tem fibromialgia no rol de Pessoas com Deficiência (PCD). Em todo o Brasil, 19 estados, incluindo o Distrito Federal, já reconhecem a condição como deficiência para fins legais. No Piauí, um projeto de lei com esse teor está tramitando. Esse é um passo importante. Mas há outras necessidades, como a regulamentação da jornada de trabalho reduzida para quem precisa conciliar a rotina profissional com tratamentos contínuos”, explica.
O CONPIFIBRO espera reunir mais de 500 participantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo perfil do evento no Instagram oficial @fibropi_, por meio do link na bio ou QR Code. Os valores são simbólicos: R$ 10 para pessoas com fibromialgia, familiares e estudantes, e R$ 20 para profissionais.
Faça sua inscrição no CONPIFIBRO pelo QR Code abaixo:

LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.