Marcas Inesquecíveis 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Análise pestel: saiba como ter excelência empresarial e não ser “manipulado” por concorrentes

O sócio-consultor Gomes de Matos compartilhou importantes ensinamentos durante a 1ª Edição do Summit no Marcas Inesquecíveis

17/10/2023 às 18h14

O Dia TV

Em um mundo cada vez mais globalizado, onde as trocas de informações são quase que instantâneas, a adaptabilidade de novas metodologias, conceitos e práticas tendem a se tornar um desafio quase que diário. Durante a 1ª Edição do Summit no Marcas Inesquecíveis, o sócio-consultor da Gomes de Matos Consultores Associados, Gomes dos Santos, explicou como o empresariado local pode superar essas dificuldades e se manter como uma empresa Top Of Mind.

A 1ª Edição do Summit foi realizado no Gran Arrey Hotel, na zona Leste de Teresina - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
A 1ª Edição do Summit foi realizado no Gran Arrey Hotel, na zona Leste de Teresina

Com a palestra “A nova gestão - como preparar sua empresa para a nova economia”, Gomes de Matos destacou a importância de uma abordagem flexível e ágil na gestão de empresas através da utilização da análise pestel. O termo pestel, por sua vez, representa seis fatores-chave: político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal.

Segundo o palestrante, a metodologia surgiu para avaliar e compreender quais fatores podem impactar o desempenho e estratégias de negócio.

É você fazer essa análise do mercado, avaliar como tudo isso impacta no mundo dos negócios, bem como posso tirar aproveito de tudo isso para criar uma vantagem competitiva sobre a minha concorrência

Gomes de MatosSócio-consultor da Gomes de Matos Consultores Associados
Gomes dos Santos, sócio-consultor da Gomes de Matos Consultores Associados - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Gomes dos Santos, sócio-consultor da Gomes de Matos Consultores Associados

Ele enfatizou a necessidade de adotar novas tecnologias, aprimorar a capacidade de inovação e estar atento às mudanças nas expectativas dos clientes. “Enquanto estamos sendo copiados, estamos no caminhando no rumo certo. O problema ocorre quando começamos a copiar os outros. Isso significa que estamos numa pilha estratégica, pois a gente só copia e o outro faz melhor. Empresas que estão fora da curva são aquelas que educam o mercado”, argumentou.

Confira a palestra na íntegra:

Na oportunidade, Gomes dos Santos ressaltou técnicas, fundamentadas em princípios sólidos, que pretendem beneficiar as empresas, promovendo a sustentabilidade e o crescimento a longo prazo.

“A nova gestão é essa maneira de enxergar hoje, não somente o mercado, mas também o modelo de negócio numa perspectiva de liderança, de clientes, de estratégias, de cultura organizacional e de times. Acreditamos muito nesse modelo mais holístico, onde você não deve olhar só para dentro da empresa, mas principalmente para fora da sua organização”, relatou.

Essas técnicas, segundo ele, são fundamentais para o sucesso empresarial na era atual, proporcionando às empresas as ferramentas necessárias para prosperar em um ambiente de negócios em constante evolução.

Entenda o que é análise pestel - (Reprodução/Freepik) Reprodução/Freepik
Entenda o que é análise pestel
VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo