Marcas Inesquecíveis 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O que vem em primeiro lugar na sua mente? Entenda o que é o Top Of Mind

O Marcas Inesquecíveis 2023 se baseia em uma pesquisa feita a partir do Top Of Mind dos teresinenses

12/09/2023 às 11h00

28/09/2023 às 17h52

O Dia TV

O Marcas Inesquecíveis 2023, maior evento empresarial do Piauí, se baseia em uma pesquisa séria para eleger as marcas piauienses mais aclamadas pela população teresinense. Realizado pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública em parceria com o Sistema O DIA de Comunicação, o levantamento, que também pode ser usado para entender como está a percepção de mercado de determinadas empresas, é feito levando em consideração um ponto crucial: o Top Of Mind. 

Entenda o que significa o Top Of Mind - (Reprodução/Prêmio Top Of Mind) Reprodução/Prêmio Top Of Mind
Entenda o que significa o Top Of Mind

Para entender como ocorre a pesquisa realizada para o Marcas Inesquecíveis, é preciso esclarecer o que significa o Top Of Mind. De acordo com o estatístico e sócio-proprietário do instituto, Baptista Teles, o Top of Mind é um conceito que significa o que vem em primeiro lugar na sua mente. O termo está diretamente relacionado àquelas empresas que são as primeiras a serem lembradas pelos consumidores. Ou seja, quando um consumidor é perguntado sobre determinado tipo de produto, qual é a primeira empresa que vem à mente dele? 

“Esse conceito é um fator muito importante na construção de uma marca. Para quem trabalha com empresas, essa lembrança é muito importante, pois você não vai atrás de um produto que você não conhece e não lembra”, destaca Batista Teles.

Batista Teles, estatístico e sócio-proprietário do Instituto Piauiense de Opinião Pública - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Batista Teles, estatístico e sócio-proprietário do Instituto Piauiense de Opinião Pública

O estatístico explica que a pesquisa é do tipo quantitativa e ocorre em todas as zonas urbanas da capital. “As pessoas são entrevistadas em seus próprios domicílios. Elas são abordadas e convidadas a participar da pesquisa. Praticamente todos os bairros de Teresina são pesquisados. Desde o bairro classe A à classe C”, aponta o estatístico.

As pesquisas são conduzidas por uma equipe de seis pessoas, composta por pesquisadores e supervisores. O questionário é ditado em celular e, à medida que as entrevistas são feitas, são armazenadas em um aplicativo do Instituto de Amostragem.

Conforme relata Batista Teles, o questionário conta com dados sobre faixa etária, sexo e perfil socioeconômico e demográfico. Além disso, há uma listagem de 93 produtos e serviços que objetivam compreender qual a marca que está no top of mind dos consumidores.

Dessa forma, foram escolhidas as marcas piauienses que mais foram lembradas pelos consumidores que participaram da pesquisa. No dia 28 de setembro, essas empresas serão premiadas e terão direito ao uso, durante os próximos dois anos, ao Selo Marcas Inesquecíveis.

VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo