Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campo Alegre do Fidalgo: professores do município entram em greve por tempo indeterminado

Segundo os educadores, o prefeito do município não pagou os reajustes dos anos de 2018, 2019, 2020 e 2022

21/03/2022 15:05

Professores da rede municipal de ensino de Campo Alegre do Fidalgo, no Piauí, entraram em greve por tempo indeterminado, tendo como principal pauta a concessão do piso salarial do magistério. Segundo os educadores, o prefeito do município não pagou os reajustes dos anos de 2018, 2019, 2020 e 2022, descumprindo a Lei Federal de valorização do magistério.

A categoria está sem reajuste desde 2018 e não consegue acordo com a prefeitura do município. (Foto: Divulgação/SINTECAF)

Segundo o Aldemar Ferreira, presidente do Sindicato de Trabalhadores em Educação de Campo Alegre do Fidalgo (SINTECAF), o último reajuste concedido aos professores foi em 2017, no primeiro ano de mandato do prefeito Israel Odílio da Mata. 

“O prefeito não valoriza a educação e não respeita os professores. Já está em seu segundo ano, do segundo mandato, e até o exato momento não concedeu o aumento salarial dos professores garantido por lei”, explica o presidente do Sindicato. 

A decisão de greve se deu após assembleia geral realizada no dia 19 de março. Os docentes, por sua vez, garantem que um percentual de 30% dos funcionários efetivos continuarão a exercer suas funções a fim de manter a continuidade do serviço público. 

A greve se inicia no dia 24 de março e ocorrerá por tempo indeterminado. (Foto: Divulgação/SINTECAF)


E a prefeitura?

A equipe de reportagem do O DIA entrou em contato com a Secretária de Finanças de Campo Alegre do Fidalgo e também com a Secretária de Educação, porém não obteve retorno. O espaço permanece aberto para futuros esclarecimentos. 

Edição: Adriana Magalhães
Mais sobre: