Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival do Peixe é aberto com presença de milhares de pessoas

Esperantina agora ganha o título de terra do peixe, do Piauí

17/07/2015 18:47

Começou nesta quinta-feira (16) a primeira edição do Festival do Peixe de Esperantina. O evento já vinha sendo planejado há meses pela prefeita Vilma Amorim e parceiros. Ainda nascendo, o evento é tido como um dos maiores eventos festivos e produtivos na cidade. A culminância do evento que segue até domingo (19) está acontecendo na praça eventos Noemia Lages.

O evento tem o apoio do SEBRAE, SDR, FUNDAC, GOVERNO DO ESTADO e emenda do Deputado Federal Assis Carvalho, dentre outras parcerias. Uma verdadeira estrutura foi montada para receber visitantes e os homens de negócios durante os quatro dias do festival do peixe.

DSCF1193

Várias autoridades estiveram presentes na abertura do evento, o deputado federal Assis Carvalho, o deputado estadual Francisco Limma, a deputada e secretária de Estado de infraestrutura Jannaina Marques, a prefeita Vilma Amorim, o vice-prefeito Janio Filho, o prefeito de Porto Manin Geronço e os vereadores Zé Germano, Janio Aguiar e Zé Cláudio.

DSCF1175

A prefeita abriu oficialmente o evento dando as bos vindas aos presentes e falou da importância do evento que vai entrar para história da cidade e contempla todas as categorias, tanto da juventude como os empreendedores. A festa do peixe da Esperantina será a maior festa do território dos cocais tanto em atração como em negócios e tem o apoio de um dos órgãos mais conceituados que é o SEBRAE.

"O festival surgiu da necessidade de descobrirmos algo que identificasse a nossa cidade. Que se tornasse referência para o município, o festival está sendo realizado para dizer a todos que esta é uma terra com grande potencial para a piscicultura, terra de gente batalhadora", disse a prefeita.

Representando o SEBRAE, Helder Freitas afirmou que é um prazer estar contribuindo com o evento, para ele o turismo e outras potencialidades como a ovinocaprinocultura podem se desenvolver no município. "Sei que temos empresas do Ceará vindo participar do festival e atuar na cidade, garantimos nossa ajuda nas próximas edições", destaca.

O secretário de Desenvolvimento Rural, deputado Francisco Limma lembrou que os problemas da região começaram a ser tratados quando o consórcio CITCOCAIS foi criado. "A prefeita aceitou investir neste festival e fomos atrás de apoio, o governador Wellington Dias que é um grande entusiasta da piscicultura deu total apoio. Esperantina hoje produz cerca de 2.400.000 toneladas de peixe por ano, esses números somam cerca de 40% da produção do Estado, em breve novos empreendimentos estarão se instalando aqui", garantiu. 

E a grande atação da noite Dorgival Dantas foi um show a parte e botou a galera pra dançar com seus sucessos e ainda teve Leni alves, Forró Demais  e Lili e banda.

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: