Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Não há crime”, diz defesa de Padre afastado por suposto envolvimento com jovem em Oeiras

Padre Possidônio Júnior foi afastado de suas funções após denúncia de suposto envolvimento com uma adolescente de 13 anos.

12/01/2023 13:06

Os advogados de defesa do Padre Possidônio Júnior afirmaram que as acusações feitas contra o sacerdote não representam qualquer tipo de crime. O religioso do município de Oeiras foi afastado de suas funções após denúncia de suposto envolvimento com uma adolescente de 13 anos. A cidade é conhecida como capital da fé. 


Leia também: Padre de Oeiras é afastado por suposto envolvimento com adolescente; Polícia investiga 

Segundo os advogados Fleyman Fontes e Eduardo Rodrigues, a Diocese afastou o Padre por uma questão cautelar, até que se encerre as investigações policiais e administrativas, mas eles garantiram que, diante das informações contidas em relatório e do que é previsto na esfera criminal, Possidônio Júnior não cometeu crime.

“Houve uma ‘aceleração’ dos fatos e o Padre foi condenado antes mesmo do Delegado da cidade ter conhecimento do caso. Mas podemos afirmar que o Padre tem uma chance muito grande de ser absolvido. Não posso dizer o porquê que estamos afirmando isto, porque não posso dizer os elementos do relatório. Mas com esse documento, analisado por todo o corpo de advogados, chegamos a conclusão que a inocência do Padre será mostrada de forma cabal”, disse Eduardo Rodrigues.

As informações contidas no relatório produzido pelos profissionais de saúde que atenderam a adolescente e que foram encaminhadas ao Ministério Público do município são mantidas em sigilo e o acesso ao documento pelos advogados só foi possível esta semana, após o fim do recesso forense.

“Eu creio que o processo não prospera. Do ponto de vista jurídico, criminal, daquilo que está tipificado no código penal brasileiro, o Padre é inocente. Se a parcela da população viu diferente de mim, acredita que ele é culpado, isso é normal diante do que foi divulgado na imprensa. Do ponto de vista administrativo, da igreja, isso não nos cabe Mas eu tenho convicção de que ele é inocente e boa parte dessa situação que ele passou foi injusta”, completou o advogado Fleyman Fontes.

Os advogados reforçaram a relevância do Padre para a cidade de Oeiras, assim como o currículo do religioso, que é Doutor e tem mais de 25 anos de serviços prestado à comunidade. “O currículo dele não dá a ele carta branca para fazer coisas injustas. O currículo de alguém não isenta de uma investigação, de sanção. Eu asseguro que o relatório atesta. Inclusive, a inocência do Padre”.

Eduardo Rodrigues falou ainda que o Padre não está “tranquilo” com a situação e que mantém silêncio sobre o caso por orientação dos advogados. “É impossível que alguém fique tranquilo com isso. Ele não está tranquilo e nem silencioso. O silencio do padre é uma questão de defesa, mas não há qualquer tipo de tranquilidade diante da situação”.

O caso está sob investigação do delegado Luciano Santana, de Oeiras, que deve começar a ouvir as testemunhas nos próximos dias. 


(Foto ilustrativa: Reprodução/Diocese de Oeiras)

Mais sobre: