Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Picos já tem 28 notificações de dengue em 2016

Picos já tem 28 notificações de dengue em 2016

13/02/2016 10:37

No primeiro mês de 2016, Picos já registrou 28 casos de dengue, os números foram atualizados na última quarta-feira (10). Somando com os registros da macrorregião, o total é de 35 casos.

Os números foram informados pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Picos, Sandra Karielly, os registros são atualizados semanalmente. O Estado do Piauí já possui mais de cem casos em 26 municípios, apresentando uma incidência de 2,9% por mil habitantes.

O vírus da dengue é transmitido pelo Aedes Aegypti, vetor também da Zika e Chikungunya. Uma mobilização está sendo articulada com a finalidade de combater a proliferação do mosquito. A ação deve unir forças de órgãos e da população para evitar o aumento nos registros dessas doenças.

Em Picos desde o mês de dezembro de 2015 que a Secretaria Municipal de Saúde tem atuado, através dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias e Vigilância Epidemiológica para procurar focos do mosquito e eliminá-los.

Junto a esse trabalho está o 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC), Secretaria de Limpeza e demais secretarias e coordenações, instituições como a Universidade Estadual do Piauí - campus de Picos, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para atuar no extermínio do mosquito.

Amanhã (13) acontece o Dia D de combate ao Aedes Aegypti em todo país, em Picos um mutirão de 558 pessoas, entre agentes de saúde e endemias e soldados do 3º BEC estarão visitando casa a casa para conscientizar as famílias e orientar sobre como evitar formar focos do vetor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Fonte: Portal O Povo
Mais sobre: