Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Recenseador do IBGE salva bebê de engasgamento em Porto: "Deus me iluminou na hora"

O funcionário estava em sua última entrevista do dia quando uma vizinha apareceu gritando por ajuda

26/08/2022 15:53

Um recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) salvou um bebê recém nascido de um engasgamento no momento em que iria aplicar o questionário do Censo Demográfico. O caso aconteceu no município de Porto, no estado do Piauí, por volta das 19h do último dia 09 de agosto.


Leia também: Censo Demográfico chega aos quilombos do Piauí; coleta inicia em Amarante 

Eugênio Santos, recenseador que protagonizou o acontecimento, conta que estava realizando a última entrevista do dia.  “No momento em que parei a moto na frente da casa, uma vizinha saiu na porta, desesperada, gritando por ajuda”, lembra.

(Foto: Reprodução/Pexels)

Segundo Eugênio, o bebê, que aparentava ter menos de um mês de vida, estava engasgado, roxo e não se mexia. “Tomei a criança dos braços da vizinha e comecei a fazer a massagem nas costas”, relata. 

Alguns minutos depois, a criança começou a apresentar sinais vitais novamente. Então, o recenseador levou mãe e bebê até o hospital para atendimento por equipe de saúde.

O recenseador explica que aprendeu os primeiros socorros durante um curso em autoescola. “Deus me iluminou naquela hora”, ressalta. 

Ele relata ainda que a rua estava pouco movimentada no horário e a mulher estava em casa com apenas outra criança. “Nem sei explicar direito a sensação que senti naquele momento e depois também”, afirma.

Fonte: Com informações do IBGE
Mais sobre: