Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ex-PM e filho de policial civil são presos por extorsão no Maranhão

Eles se passavam por agentes federais ou do Serviço de Inteligência. Além da dupla, um sargento da PM-MA da ativa está foragido.

09/06/2016 07:41

Foto meramente ilustrativa

Um policial militar da reserva e o filho de um policial civil da ativa foram presos nessa quarta-feira (8) suspeitos pelos crimes de roubo, extorsão, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e organização criminosa no bairro Vila Nova, em São Luís (MA). Eles se passavam por agentes federais ou do Serviço de Inteligência da polícia para oferecer ‘proteção’ a pessoas que possuíam algum tipo de pendência em troca de dinheiro.

As prisões foram efetuadas pelo grupo da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Diae) da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA). Os suspeitos foram identificados como Willame de Souza Belgas (ex-PM) e Rafael Fontinele Ferraz (filho do policial civil). Além do ex-policial militar e do filho do policial civil, um sargento da PM-MA da ativa, identificado como Jorge Benedito Pinho Souza, encontra-se foragido.

Com eles, a polícia apreendeu 16 cartões de crédito e de Previdência Social de instituições variadas e em nomes de várias pessoas; cinco CPFs em nomes de pessoas diversas; quatro carteiras de identidade da PM-MA, sendo adulterada em nome de Rafael Ferraz; duas CNHs em nome de Rafael; nove carteiras de identidade em nomes de várias pessoas; dois passaportes; cinco carteiras de trabalho e Previdência Social; e objetos como relógios, chaves de veículos, quantia de R$ 170, uma arma de fogo de brinquedo, celulares, além de dois veículos modelos EcoSport e Ka.

Segundo a polícia, as prisões aconteceram após o relato de uma das vítimas, que teve a residência invadida e objetos roubados. Para a quadrilha, ela teve que pagar R$ 2,3 mil.

O caso é investigado pelo 5º Distrito Policial (DP) no Anjo da Guarda, que tenta apurar se há outras vítimas do trio.

Prisões
Essa é a terceira prisão de agentes da Segurança Pública por envolvimento em crimes somente no mês de junho no Maranhão. Nessa quarta-feira, a Polícia Civil desarticulou uma quadrilha especializada em roubar e adulterar automóveis na região oeste do Maranhão. Entre os presos, está a do investigador de polícia Carlos José Carvalho. O policial civil da ativa é lotado no município de Açailândia (MA).

No dia 1º, o policial militar Karuzo Silva Oliveira, lotado no 3º Batalhão da PM-MA em Imperatriz (MA), foi preso por policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), suspeito de integrar uma quadrilha especializada em explosões de caixas eletrônicos no Maranhão.

No fim de maio, um delegado da Polícia Civil identificado como Alexsandro de Oliveira Passos Dias foi preso em flagrante em Morros (MA), a 100 km de São Luís, por suspeita de desvio de combustível. Além do delegado, também foram presos mais dois funcionários administrativos identificados como Adernilson Carlos Silva e Paulo Jean Dias da Silva, ambos que atuam no setor de segurança em Morros.

PUBLICIDADE:

Fonte: G1 - MA
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: