Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretaria de Saúde traça força tarefa contra Aedes Aegypti

O encontro, conduzido pelo secretário municipal de saúde, Marcio Sá, ocorreu na Fundação Cidadania e contou a presença do superintendente de limpeza do município, Neto Peças.

05/01/2016 11:29

A Secretaria Municipal de Saúde de Timon iniciou suas atividades de 2016 convocando coordenadores e diretores da pasta para um encontro, que aconteceu na tarde de ontem (04), onde foi debatido um plano de ação que promova e intensifique as ações preventivas no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

A MELHOR DEFESA É O ATAQUE: Ao microfone, o secretário municipal de saúde, Márcio Sá, ladeado pelo secretário de limpeza urbana, Neto Peças. Juntos com experientes profissionais de combate a endemias e especialistas em saúde pública traçaram uma estratégia de ataque ao AEDES e aos prováveis criadouros.

O encontro, conduzido pelo secretário municipal de saúde, Marcio Sá, ocorreu na Fundação Cidadania e contou a presença do superintendente de limpeza do município, Neto Peças. Durante discurso, o gestor de saúde apresentou estratégias que intensificarão o trabalho no controle ao mosquito transmissor.

“A Saúde não pode esperar, e diante desses problemas endêmicos que vêm ocorrendo em todo o Brasil, por conta do Aedes Aegypit, não podemos ficar de braços cruzados, principalmente nesse período em que começam as chuvas, e há o risco da proliferação do mosquito. Vamos intensificar o trabalho que já estamos realizando, agregando ações de combate da Saúde aos mutirões de limpeza que vem acontecendo no município por meio da Secretaria de Limpeza. Assim, evitaremos que se alastrem em nossa cidade doenças como a dengue, a Chikungunya e agora o Zika Vírus, que já está confirmado a sua relação com a microcefalia”, disse Marcio Sá.

Ainda de acordo com o titular da pasta, a Vigilância em Saúde elaborou um Plano de Combate ao Aedes Aegypit 2016, que contempla, entre outras ações, um treinamento com servidores, específico no combate à Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Destacou ainda as campanhas educativas que já acontecem no município, com ações de combate a endemias e com orientações à população por meio da visita dos agentes e da distribuição de panfletos informativos. Ele reforçou ainda a importância da participação popular como fator essencial nesta campanha de prevenção.

“Os agentes de endemias já fazem o trabalho, mas vamos dar um plus nesta ação, convocando toda a sociedade para participar dessa luta. Com a cidade limpa e sem ambientes propícios aos focos de dengue, a possibilidade da doença se alastrar é bem menor”, disse.

O primeiro mutirão acontecerá no próximo sábado (09), no povoado Sucupira, que por conta das nascentes naquela região, torna-se um foco do mosquito. E o segundo está agendado para o dia 16, no bairro Cidade Nova.

Participaram da reunião os agentes de combate às endemias (ACE), agentes comunitários de saúde (ACS), além dos coordenadores e representantes responsáveis pelas ações de combate ao mosquito em Timon, entre os quais estavam a coordenadora da Vigilância em Saúde, Laiane Sousa; o coordenador de endemias, Dolamito Marques; o presidente do sindicatos dos ACS,  Erivaldo Lima; e Regional de Saúde, representada pelo enfermeiro Santos.


PUBLICIDADE:

:

Fonte: SECOM
Edição: Lucas Stefano
Por: Lucas Stefano
Mais sobre: