Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tornado atinge Matões e assusta moradores; veja

Fenômeno não causou destruição e também não deixou feridos

10/01/2022 16:41

Um tornado de baixa intensidade assustou e chamou a atenção de moradores de Matões, no Maranhão, nesta segunda-feira (10).

Ainda não se sabe ao certo a região atingida pelo fenômeno, que não causou destruição e também não deixou feridos.

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o fenômeno no céu. De acordo com o climatologista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa, trata-se de um tornado seco, também conhecido como landspout. 

O tornado classificado como "landspout", não se forma a partir de um mesociclone, mas, sim, a partir de correntes de ar que existem dentro das nuvens cumulus - que estão em desenvolvimento em uma camada atmosférica muito instável.

Especialistas explicam que essas correntes de ar rotacionam e vão de encontro ao solo. O movimento giratório faz os detritos e a poeira levantarem e, assim, é possível ver a forma de tubo.

Já a tromba d'água pode ser encarada como um funil formado por um intenso vórtice que ocorre sobre a extensão de um corpo de água — mar e rios — e que raramente provoca destruição. A duração do fenômeno é pequena, a maioria dura apenas cinco minutos. Seus ventos podem atingir velocidades de até 100 km/h.

Mais sobre: