Em resposta à matéria “Prefeito
de União quer fazer empréstimo de R$ 15 MILHÕES, deixando a prefeitura
endividada pelos próximos 20 anos”, publicada no Portal de União. A
Prefeitura Municipal vem através desta nota esclarecer a realidade dos fatos
sobre o projeto Avançar Cidades.
É importante destacar que pessoas ligadas a determinado grupo político do município vêm tentando manipular as informações acerca da vinda deste importante projeto, tentando mostrar para a população uma imagem completamente distorcida dos acontecimentos.
SOBRE O AVANÇAR CIDADES
É um projeto do Governo Federal, via Ministério das Cidades, que possibilitará a realização de obras de mobilidade urbana em milhares de municípios brasileiros, sendo que no Piauí são mais de 70 municípios, entre eles União. O programa tem o objetivo de impulsionar projetos de infraestrutura de sistemas de transporte coletivo e de transporte não motorizado, além da elaboração de projetos executivos e planos de mobilidade urbana.
O município de União foi contemplado para participar dos municípios do Grupo 1. Com a vinda do projeto vários bairros do município serão contemplados, entre eles: Loteamento Pierotte, Vila Conquista, Conjunto IAPEP, vias do Centro, Bairro São Francisco, Bairro Nossa Senhora das Graças, Bairro São João, Bairro São Pedro, Conjunto Esperança, Bairro Beira Rio e Bairro São Judas.
O FINANCIAMENTO
É preciso entender que o projeto só será possível através do financiamento via CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. O município de União receberá R$ 15 milhões que serão aplicados em obras de pavimentação asfáltica, pavimentação poliédrica (calçamento), sinalização de vias e outras obras que vão promover mais mobilidade urbana ao município, além de melhorar a infraestrutura dos bairros citados acima.
Estes membros da oposição tentam ainda comparar a vinda do projeto Avançar Cidades com um empréstimo contraído pelo Governo do Estado, meses atrás. Existe uma grande diferença entre as duas situações. Uma vez que o Avançar Cidades é um projeto que acontece a nível nacional e pode ser visto como uma injeção de infraestrutura e desenvolvimento que o Governo está ofertando aos municípios.
Com a vinda do Avançar Cidades quem ganha é a população de União, o projeto promoverá um crescimento acelerado e a estruturação dos bairros mais carentes e das vias mais importantes do município. A realidade dos fatos que precisa ser mostrada a população é esta, afinal a gestão municipal tem agido de forma transparente em relação a todas as ações e projetos que tem realizado.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Aproveitamos a oportunidade para informar que nesta terça-feira (11) será realizada uma audiência pública, às 08h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União para explanar todos os detalhes sobre este projeto. Toda a população é convidada a participar, uma vez que é de fundamental importância a presença de todos para que se possa conhecer melhor e debater sobre o Avançar Cidades.
Fonte: Ascom