Na manhã da última quinta-feira (04), a Prefeitura Municipal
de União através da Secretaria Municipal de Saúde comemoraram o dia dos agentes
municipais de saúde onde foram entregues fardamentos e equipamentos de
trabalho, além de com palestra
motivacional com a palestrante Jessiane Mourão, psicóloga do Hospital Getúlio
Vargas.
O Prefeito, Dr. Paulo Henrique, e a Secretária Dra. Anne Costa foram representados respectivamente pelo o procurador do município, Dr. Pedro Costa, e Socorro Costa. Dr Pedro Costa explicou sobre o plano de carreira dos agentes está em estudo e espera-se que até o final de ano tenha alguma informação positiva para sonho da categoria. “Antes de ser levado para Câmara, iremos entregar o plano de carreira para o representante da classe analisar, só aí, a Câmara poderá apreciar e votar o plano de carreira destes profissionais, que merecem o reconhecimento”, relatou.
A coordenadora da Atenção à Saúde e representante também a secretária de saúde, Socorro Silva, relatou a importância do trabalho dos Agentes de Saúde do município. “Eles são a base, o início da identificação, prevenção de doenças para a população. É de extrema importância os relatórios repassados para que se planeje e atue precocemente em relação a saúde pública, por este motivo a gestão faz questão de investir no que seja necessário para o melhor desempenho deles no trabalho. Hoje estamos comemorando o Dia do Agente de Saúde, entregando fardamentos, cada um vai adquirir uma camisa de manga curta e uma de manga longa, chapéu, balança e mochila, e os agentes de endemias irão receber calça, camisa, chapéu, botas enfim o que for necessário”, ressaltou.
O agente de saúde, Roniere Ygo, durante entrevista relatou que faz parte do quadro há dois anos e via a necessidade e importância do trabalho dessas pessoas na sociedade. “Antes eu percebia que eles tinham essa dificuldade de aquisição de fardamentos, apoio e incentivo, muitos viviam reclamando, do período que entrei, percebi que houve muitas mudanças positivas, como hoje temos incentivo, fardamento, sindicato e enfim, apoio dos poderes maiores”, frisou.
Fonte: Ascom