Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Unidades Básicas de Saúde de União passaram por avaliação do PMAQ

Durante avaliação externa, estrutura das UBS e profissionais foram avaliados

25/08/2017 09:31

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) está realizando avaliações nas Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil. Em União, as avaliações nas 16 Unidades Básicas foram realizadas entre os dias 11 e 12 de agosto, através da visita de avaliadores externos, enviados pelo Ministério da Saúde.

A avaliação tem o objetivo de melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte da equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados.

Durante a visita foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

A Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Reijane Oliveira, informou sobre as avaliações realizadas. “Recebemos a visita de avaliadores externos enviados pelo Ministério da Saúde. Todas as 16 Unidades Básicas foram visitadas e foram avaliados os profissionais e a infraestrutura dos locais. Os resultados sobre o desempenho do município serão divulgados quando as fases de avaliações estiverem sido concluídas em todo o Brasil”, destacou.

O NASF de União também foi avaliado e recebeu elogios. “Nossos profissionais foram elogiados por fazerem a cobertura da população do município pelas 16 equipes. Mesmo União tendo cerca de 60% da população residindo na zona rural, o que dificulta o deslocamento das equipes, ainda sim alcançamos resultados satisfatórios”, destacou Graziela Sampaio, coordenadora do NASF.  

SOBRE O PMAQ

O programa tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.


Fonte: Ascom
Mais sobre: