Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Abílio Diniz foi sequestrado por guerrilheiros chilenos em 1989

Bilionário morreu na noite deste domingo vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

19/02/2024 às 10h40

Morreu aos 87 anos, na noite deste domingo (18), o empresário brasileiro Abílio Diniz. A morte do empresário foi confirmada pela família Diniz em nota enviada à imprensa. De acordo com as informações, Abílio Diniz morreu vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Ele estava internado há duas semanas no Hospital Albert Einstein.

Abílio Diniz foi sequestrado por guerrilheiros chilenos em 1989 - (Divulgação) Divulgação
Abílio Diniz foi sequestrado por guerrilheiros chilenos em 1989

"O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho", disse o comunicado.

Abílio Diniz era conhecido por sua atuação no setor de varejo e alimentos. Ele nasceu em 28 de dezembro de 1936, na cidade de São Paulo, e era membro da família fundadora do Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores redes de supermercados do Brasil.

Ao longo de sua carreira, Abílio Diniz desempenhou um papel significativo no desenvolvimento e expansão do Grupo Pão de Açúcar. Ele também esteve envolvido em diversas outras atividades empresariais, incluindo parcerias com empresas internacionais no setor de varejo.

Entre os acontecimentos que marcaram a vida do empresário, está o sequestro em 1989, no qual ficou em cativeiro por seis dias. Na época, Abílio Diniz foi sequestrado por um grupo de guerrilha chileno que protestava contra a ditadura de Augusto Pinochet. Os sequestradores chegaram a pedir 30 milhões de dólares em resgate, mas o valor não foi pago. O dinheiro seria usado para financiar a guerrilha.

Após descobrir o local do cativeiro, a polícia cercou o local por 36 horas. O empresário chegou a ser usado como escudo humano, mas foi resgatado com vida no dia 17 de dezembro de 1989, no dia do segundo turno das eleições presidenciais de Lula contra Collor.

Abílio Diniz figurava na lista dos homens mais ricos do Brasil e ocupava a 31ª posição no ranking da revista Forbes. Filho de uma família de origem portuguesa, Diniz deixa uma fortuna estimada em cerca de US$ 2 bilhões.

Mariana Rios posta homenagem a empresário

No Instagram, a atriz Mariana Rios, namorado de Juca Diniz, neto do bilionário, postou uma homenagem a Abílio.

“Acredito que todos temos uma missão aqui. Cabe a nós buscar por esse propósito ao longo da vida!. Quão maravilhoso é quando nos encontramos dentro de nós mesmos, contribuindo assim para o crescimento de todos aqueles que estão a nossa volta! Abílio deixa um legado de inspiração, força e amor! Um ser humano que foi verdadeiro protagonista em sua vida. No tempo que nos é dado por Deus, temos a chance de cativar as pessoas e plantar a semente da esperança em seus corações! Esse é o verdadeiro desígnio e Abílio o cumpriu brilhantemente! Que a espiritualidade e seu filho amado João Paulo, o recebam de braços abertos! Meu eterno carinho e admiração!”, disse Mariana.