Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

ANS suspende funcionamento de 70 planos de saúde; confira a lista

Além deles, 13 operadoras tiveram suas atividades temporariamente suspensas após reclamações referentes à cobertura por parte de clientes.

27/09/2022 08:10

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente nesta segunda-feira (26) a venda de 70 planos de saúde devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Foram suspensas temporariamente as vendas de 70 planos de saúde e de 13 operadoras devido a reclamações efetuadas no segundo trimestre do ano.

Veja aqui a lista dos planos de saúde suspensos

A proibição das vendas começa a valer a partir do próximo dia 30 de setembro. De acordo com a ANS, a medida beneficiará ao todo 1.664.068 clientes uma vez que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.


Foto: Agência Brasil

Como funciona o monitoramento

O Monitoramento da Garantia de Atendimento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas. Ele é realizado com base nas reclamações recebidas pela agência e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. A reclamações consideradas nesse monitoramento se referem a descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou a negativa de cobertura assistencial.

A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.

Fonte: Agência Nacional de Saúde
Mais sobre: