Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Átila Filho defende revisão da reforma do ensino médio para evitar desigualdades

O deputado comentou que o embate entre os argumentos favoráveis e contrários criou um consenso que é preciso ajuste no texto original

22/05/2023 às 17h31

27/09/2023 às 05h29

O novo currículo do ensino médio, que teve implantação suspensa por 60 dias pelo Ministério da Educação, pode ampliar as desigualdades no sistema de ensino brasileiro, analisou o deputado federal Átila Filho (Progressistas). Para ele, as desigualdades entre os estados impedem que o novo modelo funcione integralmente em todas as regiões.

O deputado comentou que no Congresso Nacional o embate entre os argumentos favoráveis e contrários criou um consenso que é preciso ajuste no texto original. “O consenso é que haja um ajuste. A saída, provavelmente, não dá tempo para ser por lei, é importante que seja por meio de medida provisória, não que revogue de forma total, mas que acrescente alguns dispositivos”, disse. 

Deputado federal Átila Filho  - (Foto: Jailson Saores / O Dia ) Foto: Jailson Saores / O Dia
Deputado federal Átila Filho

Átila Filho afirmou que os itinerários formativos, que é o conjunto de disciplinas que os estudantes poderão escolher no ensino médio, devem ser reduzidos para que o modelo seja igualmente implantado em escolas do Sul e do Nordeste.

No Piauí, por exemplo, o deputado avalia que as questões de estrutura e a demanda por professor prejudicaria os alunos do ensino médio.

“Existe uma insatisfação muito grande tanto entre alunos como professores com relação a grade curricular do novo ensino médio que está sendo implantado, por questão estruturais. Tem pontos de avanços, mas tem muitos pontos que a gente não vai conseguir implantar pelos nossos problemas socioeconômicos, das regiões mais podres do país”, afirmou.

Ele defendeu que o debate seja ampliado ainda mais para que todos os secretários de educação, assim como entidades representativas apresentem sugestões para ampliar a proposta. Por fim, ele revelou que o embate está entre a iniciativa privada, que concorda com a implantação, e iniciativa pública, que é contra. 

Mais sobre: