Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atlético-GO x Flamengo: gramado ruim e arbitragem confusa dão "boas-vindas" ao Brasileirão

Vitória do Flamengo sobre o Atlético-GO por 2 a 1 expôs alguns dos principais problemas enfrentados pelo esporte no país.

15/04/2024 às 10h24

Em cada início de temporada do Campeonato Brasileiro, há a esperança renovada de que os jogos ofereçam espetáculo em vez de polêmicas. No entanto, essa expectativa muitas vezes é frustrada assim que a bola começa a rolar. No confronto entre Flamengo e Atlético-GO neste domingo, a vitória do time carioca por 2 a 1 expôs alguns dos principais problemas enfrentados pelo esporte no país.

Gramado Serra Dourada recebeu críticas em Atlético-GO x Flamengo - (Reprodução / Premiere) Reprodução / Premiere
Gramado Serra Dourada recebeu críticas em Atlético-GO x Flamengo

O jogo foi marcado por uma série de questões que desviaram a atenção do que deveria ser o foco principal. Um dos raros momentos de destaque foi o belo gol de falta marcado por De La Cruz, que abriu o placar no fim do primeiro tempo, lembrando as cobranças clássicas de Zico nos anos 1980.

No entanto, o estado precário do gramado, somado à arbitragem confusa e critérios pouco claros, dominaram a cena. O debate recorrente sobre a valorização do futebol brasileiro como produto também se fez presente, especialmente diante das imagens do gramado defeituoso do estádio Serra Dourada, que recebeu críticas até mesmo dos jogadores e comissão técnica do Flamengo.

A expulsão de Jair Ventura logo aos 13 minutos de jogo, seguida por outras decisões polêmicas da arbitragem, como a anulação de um gol do Atlético-GO após consulta ao VAR, e a demora excessiva para tomar decisões, estiveram entre os pontos que marcaram a partida. O segundo tempo se estendeu por 63 minutos, resultando em uma partida que ultrapassou as duas horas de duração.

Apesar das controvérsias e do desgaste provocado pelo jogo, o Flamengo conseguiu se impor e garantir a vitória, mesmo enfrentando um Atlético-GO desfalcado e com 68% de posse de bola. Agora, o time carioca se prepara para enfrentar o São Paulo no Maracanã, buscando aprender com as lições deixadas pelo confronto anterior.

Apesar das polêmicas, teve jogo

Os primeiros movimentos da partida foram marcados por muita disputa pela posse de bola. O primeiro chute ao gol do Flamengo aconteceu aos sete minutos com Cebolinha, que cortou para o meio e arriscou o chute. A bola passou por cima da meta. Por volta dos 13’, o técnico do Atlético-GO, Jair Ventura, acabou sendo expulso por reclamação.

Para tentar chegar à área adversária, o Rubro-Negro carioca buscava os lançamentos longos, enquanto os donos da casa esperavam em seu campo para apostar nos contra-ataques. Na reta final, o Fla cresceu de produção e passou a ameaçar mais o gol do Atlético. Por ser o último homem, o zagueiro Alix Vinicius levou cartão vermelho por falta em Pedro e deixou a equipe goianiense com menos um. Na sequência, o Mengão conseguiu abrir o marcador com um golaço! De La Cruz cobrou falta no ângulo e marcou seu primeiro gol com o Manto Sagrado: 1 a 0. Com isso, o time rubro-negro foi para o intervalo com a vantagem.

De la Cruz, do Flamengo. - (Marcelo Cortes /CRF) Marcelo Cortes /CRF
De la Cruz, do Flamengo.

Com um homem a mais, o Flamengo voltou para a segunda etapa valorizando a posse de bola em busca de ampliar a vantagem. Aos 14’, o time rubro-negro chegou com perigo. Arrascaeta cobrou escanteio na primeira trave e Léo Pereira desviou de cabeça por cima do gol. Em seguida, o Atlético-GO deixou tudo igual com Luiz Fernando: 1 a 1. Os donos da casa foram para cima, e aos 22’, tiveram um pênalti a seu favor. Léo Pereira trombou com Luiz Felipe na área e o árbitro assinalou a penalidade. Shaylon foi para cobrança e a bola foi na trave. No decorrer do segundo tempo, Gerson entrou no lugar de Viña e voltou à equipe após se recuperar de cirurgia. O atacante Carlinhos, recém-contratado, também entrou na partida e fez sua estreia.

No último minuto do tempo regulamentar, Ayrton Lucas arriscou o chute de fora da área e a bola explodiu no travessão. Nos acréscimos, o Mengão teve um pênalti a seu favor. Após consulta ao VAR, o árbitro marcou um choque de Maguinho em cima de Bruno Henrique. O artilheiro Pedro foi para cobrança e marcou o segundo gol para decretar a vitória rubro-negra fora de casa: 2 a 1.

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.