Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bandeira vermelha: Conta de luz ficará mais cara em setembro

Ação é motivada por previsão de chuvas abaixo da média e aumento na operação das termelétricas

31/08/2024 às 09h59

31/08/2024 às 09h59

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 para o mês de setembro, o que resultará em um aumento de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa é a primeira vez em mais de três anos que o país retorna a esse patamar, caracterizado pelos maiores custos de geração de energia elétrica.

Programa Luz Popular vai pagar energia de famílias carentes no Piauí - (Sthefany Cavalcante/ODIA) Sthefany Cavalcante/ODIA
Programa Luz Popular vai pagar energia de famílias carentes no Piauí

A ativação da bandeira vermelha patamar 2 se dá devido à previsão de chuvas abaixo da média para o mês de setembro. Espera-se que a afluência nos reservatórios das hidrelétricas fique cerca de 50% abaixo do esperado. Além disso, o aumento das temperaturas em todo o país contribui para que as termelétricas, que operam com custos mais altos que as hidrelétricas, sejam utilizadas com maior frequência. Esses fatores, combinados com o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), resultaram na ativação da bandeira.

Desde agosto de 2021, não havia sido acionada a bandeira vermelha patamar 2. Desde então, o sistema de bandeiras havia se mantido em patamares mais baixos, com uma sequência de bandeiras verdes iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 por uma bandeira amarela, seguida por uma bandeira verde em agosto.

Sistema de bandeiras tarifária

As bandeiras tarifárias são um sistema criado pela Aneel para sinalizar aos consumidores os custos variáveis da geração de energia e incentivar o consumo consciente. Existem três tipos de bandeiras: verde, amarela e vermelha. A cor da bandeira indica o custo variável da geração de energia e, consequentemente, o valor a ser acrescido à conta de luz.

  • Verde: Indica condições favoráveis de geração de energia, com baixo custo variável.
  • Amarela: Sinaliza custos de geração um pouco mais elevados, em geral devido a uma menor disponibilidade de água nos reservatórios.
  • Vermelha: Indica condições mais custosas de geração, como a atual, em que há menor disponibilidade de água nos reservatórios e maior necessidade de acionar usinas térmicas. A bandeira vermelha possui dois patamares: patamar 1 e patamar 2, sendo este último o mais caro.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral