Todo mundo gosta de se vestir bem, de valorizar aquela parte do corpo que considera um ponto forte e, claro, disfarçar o que não agrada tanto. Mas, para conseguir usar esses truques a seu favor, é preciso saber identificar seu biotipo corporal. Quanto mais souber sobre seu corpo, mais assertivas serão as escolhas de roupas e acessórios que irão te favorecer.
O biotipo corporal nada mais é do que a relação de proporção entre os nossos ombros, cintura e quadril. Em entrevista exclusiva ao Jornal O Dia, a consultora corporativa Iandra Matias explica que a descoberta da morfologia corporal - o formato do corpo - traz uma sensação de liberdade à pessoa, uma vez ela se sente segura em vestir o que lhe agrada, sem medo de errar. Esse equilíbrio pode ser alcançado, não somente pelo biotipo corporal, mas também pelas cores, texturas, estampas e outros elementos.
Mas, na prática, como descobrir aquilo que realmente valoriza cada tipo de corpo? Como enaltecer seus pontos fortes e suavizar aquela parte do corpo que você prefere mostrar menos? Iandra Matias deu algumas dicas que podem ajudar a valorizar ainda mais seu biotipo corporal.
Como diminuir o volume?
Geralmente, mulheres com seios fartos e quadril largo tendem a querer esconder e atenuar essa parte do corpo mais avantajada. Contudo, muitas não sabem como fazer isso da forma assertiva. A consultora corporativa Iandra Matias cita que, quem deseja tirar a atenção dos seios mais avantajados pode usar as cores como grandes aliadas.
“A gente sabe que as cores escuras disfarçam, como o famoso pretinho básico. É preciso saber como usar as cores, texturas, elementos e estampas a nosso favor, como as estampas menores. Se o tecido for mais durinho, ele tende a disfarçar, mas se ele for mais fluido, irá marcar mais o corpo e as formas”, disse.
Quem tem o quadril muito largo deve evitar peças curtas na parte de cima, como coletes e boleros. A dica é utilizar peças mais longas, como um colete abaixo da cintura, calças mais retas e menos juntas na parte de baixo. Além disso, a mulher deve apostar em texturas, cores mais escuras e estampas mais discretas.
Como dar volume?
Já para aquelas mulheres que querem dar volume onde não tem, uma boa opção é apostar em cores claras, quentes e com estampas maiores. Iandra Matias explica que as estampas grandes tendem a dar a sensação de que aquela parte do corpo é mais volumosa.
“Estampas de bolinhas ou geométricas irão valorizar, assim como as cores mais quentes, como laranja, vermelho e amarelo”, comenta a consultora corporativa.
Baixinhas e altinhas
As mulheres de estatura mais baixa costumam ter dificuldade em usar peças de roupas mais longas. Muitas acreditam, erroneamente, que ficarão ainda menores. Entretanto, alguns truques podem dar a sensação de que essa mulher aparenta ser maior do é.
“Quem é baixinha pode, sim, usar vestido longo. Dependendo da cor e da estampa, irá alongá-la, assim como um look monocromático. Uma técnica é combinar com um salto alto ou usar uma terceira peça, como o blazer, criando uma linha vertical no corpo, dando a sensação de que o corpo é mais alongado”, cita Iandra Matias.
Já as mulheres que tem as pernas mais longas e querem disfarçar, a dica é apostar em acessórios, como cintos. Ao usá-lo da mesma cor da calça, cria-se a sensação de que as pernas são ainda mais alongadas, então, a recomendação é que o cinto seja da mesma cor da blusa e, assim, alongará mais o tronco.
A especialista enfatiza que tudo está relacionado ao equilíbrio, ou seja, a partir do momento que se disfarça uma parte do corpo, pode-se revelar outra. “Se você quer disfarçar os braços, por exemplo, é interessante usar um decote em ‘V’ e um colar mais próximo ao pescoço, chamando mais atenção para seu rosto".
"Os acessórios também fazem parte da nossa comunicação. Se trago acessórios mais finos, remete-se à ideia de elegância; se trago acessórios maiores, transmite-se força e empoderamento”, complementou Iandra Matias, consultora corporativa.