A partir de janeiro de 2024, os beneficiários do programa Bolsa Família que apresentarem irregularidades no CPF, seja por cancelamento ou suspensão, terão o benefício bloqueado. A condição para retomar o auxílio é realizar a regularização junto à Receita Federal.
Desde junho, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome tem comunicado essas informações às famílias por meio de extratos, disponíveis no aplicativo do Cadastro Único.
"A ação de bloqueio está programada para janeiro de 2024, exigindo que os beneficiários regularizem seus CPFs junto à Receita Federal", afirma Katiane Gualberto, Gerente de Transferência de Renda da Sasc.
LEIA TAMBÉM
O benefício pode permanecer bloqueado por até seis meses após esse período, por isso, é importante a regularização para evitar o cancelamento do benefício.
Os beneficiários têm a opção de verificar a regularidade de seus CPFs no site da Receita Federal, no extrato de pagamento do MDS e nos aplicativos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. Após a regularização, as famílias poderão retomar o recebimento de seus benefícios normalmente.