O Santos foi rebaixado para Série B do Brasileirão pela primeira vez na sua história. A queda aconteceu após a derrota para o Fortaleza, por 2 a 1, na Vila Belmiro, em São Paulo, nesta semana. Com o rebaixamento decretado – apenas times nunca foram rebaixados na competição.
E são eles: Flamengo, São Paulo e Cuiabá. Os clubes nunca amargaram o feito negativo de ficar no Z-4 ao final da competição.
O Flamengo é o único a jogar todas as edições desde 1971, quando a competição começou a ser disputada com a alcunha de Campeonato Brasileiro.
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A.
Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história. Desde então, nunca mais caiu.
O grupo seleto
O Santos fazia parte deste seleto grupo que não sabia o que era cair para a Série B do Brasileirão. Na Era dos pontos corridos, o clube paulista sente o gosto ruim de descer de divisão de forma inédita, assim como aconteceu com o Cruzeiro, em 2019; o Inter, em 2016; o Corinthians, em 2007; e o Atlético-MG, em 2005.
Veja Ranking de rebaixamentos do Brasileirão
Goiás, América-MG e Coritiba: 7 rebaixamentos
Vitória e Sport: 6 rebaixamentos
Santa Cruz e Avaí: 5 rebaixamentos
Bahia, Vasco, Fortaleza e Criciúma: 4 rebaixamentos
Botafogo, Athletico-PR, Grêmio, América-RN, Atlético-GO, Ceará, CSA, Figueirense, Guarani, Joinville, Náutico, Paraná, Paysandu, Ponte Preta, Portuguesa e Juventude: 3 rebaixamentos