Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carnaval impulsiona segmentos de alimentação, beleza e economia criativa

Empreendedores aproveitam a festividade para conquistar uma renda extra e novos clientes

12/02/2024 às 13h26

Planejamento, organização e criatividade são ferramentas fundamentais para pequenos empreendedores que desejam aproveitar o carnaval 2024 para conquistar uma renda extra e novos clientes. Entre os segmentos mais aquecidos nesta época do ano estão as atividades relacionadas à economia criativa, como cultura, moda, design, música, artesanato, audiovisual, além das áreas de alimentação e bebidas, beleza e turismo.

Carnaval impulsiona segmentos de alimentação, beleza e economia criativa - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Carnaval impulsiona segmentos de alimentação, beleza e economia criativa

A maquiadora Sâmia Raquel conta que a época de carnaval costuma movimentar os empreendimentos que atuam no segmento de beleza. Segundo ela, as mulheres teresinenses são muito vaidosas e gostam de ir para bloquinhos bem arrumadas. Ainda de acordo com Sâmia, as prévias carnavalescas são mais movimentadas que o próprio carnaval.

“Se não tiver tanta divulgação do carnaval, não recebemos tantos clientes. Em geral, a maior procura são por aquelas clientes que vão para festas privadas ou com camarotes. Elas investem em maquiagens duradouras, com uma pele bem feita e que aguente a noite toda. E a maquiagem leva cores vibrantes, mas nada artístico ou exagerado. Para dar o toque especial, colocamos pedrarias ou brilhos, fitas ou acessórios”, comenta.

Carnaval movimenta salões de beleza em Teresina - (Divulgação) Divulgação
Carnaval movimenta salões de beleza em Teresina

As tranças são as preferidas das foliãs, assim como os cabelos presos. A proposta é ter uma composição confortável e que dure a festa toda. Quem quiser dar um up no visual, a dica é pintar as madeixas com tinta em spray para cabelo. 

As tranças são as preferidas das foliãs, assim como os cabelos presos - (Freepik) Freepik
As tranças são as preferidas das foliãs, assim como os cabelos presos

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que a celebração mostra todo o potencial dos empreendedores brasileiros que atuam na música, no artesanato, na moda e na gastronomia.

“O Carnaval movimenta toda a economia brasileira e isso permite oportunidades na geração de emprego e mais inclusão. O Brasil inteiro se envolve com o período, seja o Maracatu e o Frevo, em Pernambuco, sejam as escolas de samba no Rio de Janeiro ou São Paulo. O Carnaval aquece o turismo, o comércio e os empreendedores conhecem o potencial econômico dessa data”.

Décio LimaPresidente do Sebrae Nacional

A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos que são movidos à paixão pelo que fazem. “É o momento ideal para validar e testar seu negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas oportunidades”, complementa.

O setor de beleza, que segue em alta no Brasil, com a formalização de 180.831 microempreendedores individuais (MEI) em 2023, o equivalente a quase 500 por dia, é um dos segmentos impulsionados no Carnaval. 

Confira dicas para atrair consumidores

  • Criatividade

Atualize sua marca nas redes sociais com uma identidade visual para o Carnaval, com elementos visuais característicos da festa. Capacite sua empresa no marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença digital nas redes sociais;

  • Espaço físico

A loja física também requer atenção e uma decoração especial – crie um ambiente que gere uma boa experiência para o seu cliente. O consumidor quer ser bem atendido e alguns detalhes como som ambiente e brindes podem ser um diferencial;

  • Estoque

É importante estar atento para não perder vendas. Fique atento às novidades. O fornecedor é parte fundamental nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as variedades do produto (cor, tamanho, modelos). Além disso, diversifique os fornecedores e cheque as melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque;

  • Combo interno

Ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão, estampas coloridas, entre outros;

  • Parcerias

É também uma boa oportunidade para fechar combos com parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio (combo externo).