Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fantasias de carnaval impulsionam empreendedorismo

Para o comércio, é uma excelente data, já que aumenta a procura por adereços e produtos carnavalesco.

24/01/2024 às 13h03

24/01/2024 às 13h10

O carnaval é uma das épocas do ano mais aguardados pelos brasileiros. A data, além de promover alegria e diversão, ainda movimenta a economia devido ao intenso fluxo de consumidores em todas as regiões do país. Para o comércio, é uma excelente data, já que aumenta a procura por adereços e produtos carnavalesco. E para as pessoas que buscam uma renda extra, esse se torna um dos feriados mais movimentados, afinal, dá para vender de tudo um pouco e usar a criatividade para faturar um dinheiro a mais. 

A designer de moda e historiadora, Gigi Leal, é uma verdadeira entusiasta do carnaval. A paixão por essa data começou ainda na infância, com os bailinhos e matinês, mas foi em 2010, durante o carnaval do Rio de Janeiro, que a criatividade e o lúdico aflorou na jovem. Desde então, ela tem soltado a imaginação para criar fantasias e acessórios de carnavais.

Gigi Leal é uma verdadeira entusiasta do carnaval - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Gigi Leal é uma verdadeira entusiasta do carnaval

Eu sempre tento fazer alguma coisa, fazer uma fantasia, improvisar com o que tenho em casa. Porém, só comecei a empreender e vender esses artigos em 2023, quando fiz uma parceria com um amigo designer de interiores, que também é muito criativo. As pessoas que nos procuram têm gostos bem diferentes. Alguns querem tiaras, outros querem brincos, mas sempre fazemos algo diferenciado

Gigi Lealdesigner de moda e historiadora

E para desenvolver essas peças, o que não falta é imaginação. Gigi Leal explica que os clientes apresentam ideias e sugestões e, partir das referências, ela avalia qual material é o mais adequado e como a peça será executada. “O preço depende muito do que é a peça e de como o cliente quer. Pode ser um brinco simples de paetê, que pode custar R$ 30, mas o cliente pode pedir uma cabeça com penas e flores, que pode custar R$ 400. O bolso do cliente é o limite”, brinca a designer.

Apesar da agenda lotada, Gigi Leal garante que ainda dá tempo encomendar seu acessório de carnaval para cair na folia cheio de brilho e com um toque exclusivo. Segundo ela, a época de carnaval é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender, afinal, existe uma série de produtos e/ou serviços que podem ser ofertados.

“Se a pessoa faz um lanche, pode ir para a rua vender; se a pessoa faz drinks, pode fazer sacolé para vender nos bloquinhos ou pode passar glitter nas pessoas. É nesses 15 dias que antecedem o carnaval que as pessoas começam a procurar acessórios, adereços, fantasias, então ainda dá tempo se organizar para poder ganhar algum dinheiro nessa época. Temos que aproveitar que, este ano, Teresina terá carnaval de rua e muitas pessoas ficarão por aqui, então dá para trabalhar e se divertir”, conclui Gigi Leal, designer de moda e historiadora.

Pesquise o mercado e ofereça produtos personalizados

O período carnavalesco é uma época que tem grande capacidade para movimentar o mercado, sobretudo no Brasil, afinal, somos considerados o país do carnaval. E quem vê nessa época do ano uma oportunidade para empreender e ganhar uma renda extra, precisa ficar atento a algumas dicas, não somente para faturar, mas também para não investir de maneira errada e ter prejuízo ao invés de lucro. 

Diante disso, o consultor credenciado do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vinícius Coelho, deu dicas valiosas para quem quer aproveitar o carnaval para empreender. 

- Pesquise o mercado

Avaliar as oportunidades do mercado, observando o que está em alta na moda, na música e quais as tendências para este ano. Com base nessas informações, é possível considerar o produto e/ou serviço que deseja investir e as melhores estratégias para conseguir boas vendas.

“Ao oferecer mais do mesmo, a pessoa irá disputar com outros empreendedores que oferecem a mesma coisa. Mas, qual o seu diferencial? O que de inovador você está trazendo? Por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado sobre tendências, mercado, o que está acontecendo em outros estados e novos produtos que estão sendo comercializados”, destaca Vinícius Coelho.

- Evite estoque parado

Fiquei atento ao estoque de produtos. Não compre produtos em excesso para não ficar no prejuízo; mas também não compre menos itens do que o necessário, gerando uma frustração no mercado. Desse modo, para saber a quantidade exata da material, o ideal é pensar em um projeto e planejá-lo com antecedência, considerando a demanda que pode ser aguardada, quem será o consumidor, como esses produtos e/ou serviços serão vendidos/ofertados e, principalmente, quanto será cobrado.

“Na moda, não exagere comprando produtos que são sazonais, pois são itens vendidos apenas uma vez ao ano. Esse estoque desnecessário pode consumir todo o lucro que rendeu, gerar prejuízo e pode ser que este produto não seja mais usado no próximo ano”, pontua Vinícius Coelho.

- Saiba precificar o produtos

Outro aspecto importante, que deve ser considerado na hora de empreender durante o carnaval, é saber precificar seu produto. Embora esta seja uma época do ano que movimenta consideravelmente o mercado, a dica do consultor do Sebrae é não colocar o valor muito exorbitante. Além de não atrair o público, o que reduzirá as vendas, ainda fará com que a mercadoria fique parada e, consequentemente, gere prejuízo.

“As pessoas estão vendo uma oportunidade e muitas vezes exageram no preço e ficam fora do mercado, gerando não apenas problemas para agora, mas problemas futuros de posicionamento da empresa, que ficará com a fama de ‘careira’”, frisa o analista.

- Use as redes sociais

As redes sociais têm um grande alcance e são excelentes ferramentas para quem deseja divulgar seu negócio. Os empreendedores que querem alavancar seus negócios precisam definir metas e organizar um planejamento para divulgar seus produtos. Conhecer o perfil dos consumidores e se o produto e/ou serviço que está sendo ofertado interessa esse público também deve ser considerado.

“Tenha cuidado sobre o que postar, a frequência e se os seguidores estão adequados ao que está sendo ofertado. Teste o tráfego pago, principalmente neste período. É um investimento baixo, mas que pode auxiliar muito no mercado. Além disso, é preciso sempre ficar atento à demanda do cliente, responder rápido e colocar o preço dos produtos”, completa o consultor credenciado do Sebrae, Vinícius Coelho.