Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Clique Escola reúne informações relevantes para a comunidade escolar

Aplicativo tem dados educacionais e financeiros de mais de 180 mil instituições de ensino

13/11/2020 17:32

Desenvolvido para trazer transparência sobre dados educacionais, o aplicativo Clique Escola reúne informações de interesse da comunidade acadêmica sobre mais de 180 mil instituições de educação básica públicas e privadas do país.

A ferramenta disponibiliza, também, a porcentagem de professores com curso superior por ano e etapa de ensino, a distorção idade-série por ano e etapa de ensino, as taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono por etapa de ensino, entre outras informações relevantes para a comunidade escolar.

Foto: Agência Educa Mais Brasil

O aplicativo contribui para alcançar as ações estratégicas do Plano Nacional da Educação (PNE) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especialmente quando tratam da participação das comunidades escolar e local no acompanhamento e no controle social das ações e na transparência das informações sobre as escolas.

Para desenvolver o programa, o MEC realizou uma consulta junto às comunidades escolares dos estabelecimentos públicos de educação básica, com mais de 43 mil diretores, professores e estudantes.

Durante a pesquisa, 94% afirmaram que é importante a disponibilização de informações educacionais e financeiras em um aplicativo e 78,5% informaram que utilizariam o aplicativo.

O Clique Escola superou a meta inicial de 100 mil cliques, ultrapassando 130 mil acessos. O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas lojas Google Play e App Store.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil com informações do MEC
Mais sobre: