O Plano Brasil Sem Fome foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (31) durante solenidade realizada no Teresina Hall. O programa que é uma das aposta do terceiro mandato de Lula para redução da fome no país, será coordenado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias.
O presidente assinou o decreto presidencial que institui o programa, enquanto Wellington Dias assinou a regularização do programa. Em seu discurso voltado para a militância, Lula relembrou sua trajetória de vida de necessidade no interior do Pernambuco e reforçou a necessidade da redução das desigualdades.
“Não há nada mais sagrado do que uma mãe colocar a família entorno de uma mesa e poder servir uma comida farta, a pessoa comer até encher o bucho, comer até dizer que não quer mais, porque as pessoas não vão ficar mais doente, as pessoas vão poder trabalhar, as pessoas vão poder viver dignamente. O Brasil Sem Fome é isso”, declarou.
Rafael Fonteles, que assinou a adesão do Piauí ao programa, lembrou que o estado é exemplo de combate à fome e recordou das gestões de Wellington Dias como governador. Por outro lado, citou os dados recentes que mostram a melhora da renda da população do Piauí, que segundo o governador, é uma consequência do investimento em políticas sociais.
“O senhor escolheu o Piauí porque o Piauí é exemplo no combate à fome (…) O Piauí mostrou ao Brasil e ao mundo como é possível mesmo um estado com uma pequena arrecadação tirar o povo da fome e da extrema pobreza”, disse Fonteles.
Wellington Dias apresenta Brasil Sem Fome
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, apresentou no evento as metas e as inovações do Plano Brasil Sem Fome, que tem como objetivo principal reduzir a insegurança alimentar no país.
Dias apresentou as estratégias que serão desenvolvidas pelo programa que terá a coordenação do MDS é que envolve outros 24 ministérios do governo Lula. Baseado no Fome Zero, do primeiro mandato do petista, o Brasil Sem Fome traz novidades que buscam adequar as medidas ao novo cenário da fome no Brasil.
O ministro explicou que o programa agrega outras ações governamentais que já foram retomadas como o Bolsa Família, assim como novas ações que serão implementadas como a Política Nacional de Abastecimento. Entre as novidades, está a Caravana Brasil Sem Fome que percorrerá os estados e o apoio a iniciativas sociais de redução da fome.
“O Brasil Sem Fome é um plano bem articulado focado em três metas principais: Tirar o Brasil do Mapa da Fome, reduzir ano a ano as taxas totais de pobreza e reduzir o percentual de domicílios em insegurança alimentar. Com essa articulação, vamos de novo tirar o Brasil do Mapa da Fome” disse Wellington.
INOVAÇÕES DO BRASIL SEM FOME
- Política Nacional da Abastecimento Alimentar.
- Protocolo Brasil Sem Fome
- Programa do Alimentação
do SUAS (PNA-SUAS)
- PAA nas Cozinhos Solidária
- SAN nas Cidades
- Monitoramento anual da Fome
- Mapa da INSAN por município (Cadúnico);
- Mapa dos Equipamentos do SAN