Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concurso da ANA oferta 40 vagas e salário de R$ 16,4 mil; veja edital

Candidatos de nível superior concorrem ao cargo de especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico; provas acontecem em 28 de abril

31/01/2024 às 11h30

31/01/2024 às 11h30

As inscrições do concurso da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estão abertas. O órgão oferece 40 vagas para o cargo de especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico.

O salário inicial é de R$ 16.413,35 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A função é destinada a candidatos com diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de formação. Confira o edital!

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - (Reprodução) Reprodução
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Os candidatos podem se inscrever, até 21 de fevereiro, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame. As provas serão realizadas em 28 de abril em Teresina e todas as outras capitais do país.

As duas etapas do concurso são divididas da seguinte forma: a primeira é composta por provas objetivas, discursiva e de avaliação de títulos, enquanto a segunda conta com um curso de formação, a ser realizado exclusivamente em Brasília (DF), local de atuação dos aprovados.

Antes do processo seletivo deste ano, o último realizado pela ANA para nível superior aconteceu em 2008, quando o órgão ofereceu cargos de especialistas e analistas administrativos. Quatro anos depois, em 2012, um novo certame admitiu técnicos administrativos de nível médio.

O que faz um especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico?

Segundo a ANA, o especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico exerce atividades que envolvem regulação, outorga, inspeção, fiscalização e controle do uso e da prestação de serviços públicos em ambas as áreas.

“Os aprovados contribuirão com a elaboração de normas de referência e a implementação e avaliação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, além de outras tarefas previstas no edital”, acrescentou a agência.

O que é a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)?

Criada em 2000, a ANA desempenha o papel de reguladora das águas de domínio da União em seus diversos usos – abastecimento humano e animal, indústria, irrigação agrícola, geração de energia, navegação, pesca, aquicultura e mineração.

Após a promulgação do novo Marco do Saneamento Básico, em 2020, o órgão recebeu também a atribuição de editar normas de referência para serviços que incluem abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.