Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia de São José: 19 de março celebra o ‘pai terreno’ de Jesus Cristo

Conhecido como o padroeiro dos trabalhadores e da família, São José é celebrado no dia 19 de março

18/03/2024 às 16h14

Nesta quinta-feira, 19 de março, celebramos o Dia de São José, uma data de grande significado para os milhões de devotos da fé católica. São José, figura adorada como o ‘pai terreno’ de Jesus Cristo e esposo de Maria, é reconhecido como padroeiro dos trabalhadores, das famílias e dos órfãos. 

Dia de São José: 19 de março celebra o ‘pai terreno’ de Jesus Cristo - (Reprodução/Rede Salesiana Brasil) Reprodução/Rede Salesiana Brasil
Dia de São José: 19 de março celebra o ‘pai terreno’ de Jesus Cristo

A data é marcada por orações, reflexões e homenagens em todo o Brasil. Em regiões onde sua devoção é particularmente forte, como no Amapá e no Ceará, o 19 de março é feriado estadual.

A história de São José

São José era um homem justo, escolhido para ser o pai adotivo de Jesus Cristo. Segundo os relatos bíblicos, tudo começa quando Maria, uma jovem virgem de Nazaré, é visitada pelo anjo Gabriel, que anuncia que ela conceberá e dará à luz um filho, Jesus, o Filho de Deus. Maria, surpresa e humilde diante dessa revelação, aceita seu papel no plano divino.

No entanto, Maria estava comprometida com José, e ele não compreendia como ela poderia estar grávida sem intervenção humana. José, movido pela justiça e pela preocupação, considerou deixar Maria em segredo para não expô-la à vergonha pública.

Foi então que um anjo do Senhor apareceu em um sonho a José, explicando a situação e pedindo-lhe que não temesse em receber Maria como esposa, pois a criança que ela esperava era concebida pelo Espírito Santo. O anjo instruiu José a dar ao menino o nome de Jesus, que significa "Deus salva", porque ele salvaria o povo de seus pecados.

José, demonstrando uma profunda confiança em Deus e obedecendo ao chamado divino, aceitou Maria como sua esposa e assumiu a responsabilidade de cuidar dela e do filho que ainda estava para nascer. Ele se tornou, assim, o pai adotivo de Jesus.

A fé católica mostra que São José trabalhou arduamente para sustentar sua família. Ele é lembrado como um modelo de virtude e como o protetor das famílias, dos trabalhadores e de todos os que recorrem à sua intercessão em tempos de necessidade.

José é considerado o 'pai terreno' de Jesus Cristo - (Reprodução/Maisfe.org) Reprodução/Maisfe.org
José é considerado o 'pai terreno' de Jesus Cristo

Oração a São José

"A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família.

Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-Lo, respeitá-Lo e educá-Lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.

Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida.

Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos.

Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia a dia para não faltar nada aos seus filhos.

Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família.

Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade.

Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.

Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna. Amém."