Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia do Cinema Brasileiro: oito filmes para assistir e estudar para o Enem 2024

É possível aprender sobre a história do Brasil por meio de conteúdos diversos, inclusive filmes e séries

18/06/2024 às 17h10

Existem inúmeras formas de contar histórias. Seja por meio de livros, jogos, filmes, séries ou músicas, narrar acontecimentos é inerente à humanidade. Assim, é possível aprender e estudar diversos conteúdos consumindo diferentes mídias. E, quando o assunto é história do Brasil, alguns filmes e documentários relacionados a temas que geralmente marcam presença nos exames podem ajudar na jornada de estudos.

Dia do Cinema Brasileiro é comemorado nesta quarta (19) - (Freepik) Freepik
Dia do Cinema Brasileiro é comemorado nesta quarta (19)

“Esses métodos não substituem os livros didáticos, mas são essenciais para construir repertório, principalmente para as redações dos vestibulares. Uma dica é assistir durante as férias, para aliar cultura e diversão sem perder o ritmo de estudos, o que é superimportante”, sugere o biólogo Paulo Jubilut, professor no Aprova Total, plataforma que ajudou mais de 11 mil alunos na aprovação nos últimos 2 anos.

É importante ter discernimento sobre as fontes usadas nessas obras e escolher aquelas que fazem sentido de fato. “Há várias que cumprem o papel de dinamizar o processo de estudo e funcionar como ferramenta facilitadora do aprendizado”, enfatiza o especialista.

No Dia do Cinema Brasileiro, comemorado nesta quarta-feira (19), confira uma lista de oito filmes para assistir e estudar para o Enem:

1. Brasil em Transe (2019)

Lançado em português como “Brasil em Transe”, What Happened to Brazil é um documentário de três partes elaborado por Kennedy Alencar, jornalista brasileiro especializado em cobertura política. A obra, financiada pela BBC World, narra os acontecimentos políticos do Brasil entre 2013 e 2018 e traz entrevistas com diversas personalidades brasileiras, incluindo quatro ex-presidentes da república. O primeiro episódio (vídeo acima) leva o título “O Sonho Acabou”. 

 Disponível no site da BBC

2. Marighella (2019)

Esse filme conta a história de Carlos Marighella, ex-deputado federal pela Bahia e cofundador da Ação Libertadora Nacional (ALN) durante a ditadura civil-militar. Ele ficou mundialmente conhecido como o guerrilheiro que coordenava planos e ataques contra o governo e foi declarado inimigo público número um. Morto em 1969 em uma emboscada do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), apesar de ser representado, ora como vilão, ora como herói, Marighella é considerado uma das principais lideranças de resistência ao regime ditatorial no Brasil. 

 Disponível na Globoplay

Marighella, lançado em 2019, conta a história de Carlos Marighella, ex-deputado federal pela Bahia - (Reprodução) Reprodução
Marighella, lançado em 2019, conta a história de Carlos Marighella, ex-deputado federal pela Bahia

3. O dia que durou 21 anos (2012)

O documentário aborda os anos iniciais da ditadura civil-militar no Brasil e tem como proposta principal analisar o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 e na manutenção do regime. O filme foi elaborado por Camilo Galli Tavares, filho de um guerrilheiro banido do país e que participou do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick. 

Disponível no Youtube

4. Guerras do Brasil.doc (2019)

Esse documentário com cinco episódios foi produzido por Luiz Bolognesi e aborda os principais conflitos armados da história do Brasil, da conquista portuguesa em 1500, passando pela Guerra do Paraguai e chegando até a formação de organizações criminosas e a guerra ao tráfico no final dos anos 1990. A produção reúne relatos de historiadores e jornalistas especializados nessas pautas. Em 2019, o filme recebeu o prêmio de melhor roteiro de série documental pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (Abra). 

Disponível na Netflix

5. O Que é Isso, Companheiro? (1997)

Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o filme narra a história do sequestro de Charles Burke Elbrick, em 1969, por um grupo de guerrilheiros brasileiros que agiam contra a ditadura. Gabeira fez parte do grupo e conta o episódio em detalhes, desde o planejamento até a resposta do governo ao ataque. O livro é considerado um dos mais importantes relacionados às memórias do período e frequentemente aparece em listas obrigatórias de vestibulares. 

Disponível na Amazon Prime

6. Olga (2004)

O filme é baseado na biografia de Olga Benário, membro da organização Internacional Comunista que foi enviada ao Brasil para auxiliar o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Olga era alemã de origem judaica e, após os eventos da Intentona Comunista, em 1935, foi presa e deportada de volta para a Alemanha. Chegando lá, foi executada em um campo de extermínio a mando da Gestapo. O episódio até hoje é relembrado como um dos momentos em que a política externa brasileira cooperou com o governo nazista. 

Disponível no Globoplay

7. Getúlio (2014)

O longa reproduz os últimos dias de vida do então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1954. A trama foca especialmente o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, principal opositor do governo Vargas, e o movimento político dentro da Câmaras dos Deputados e do Senado brasileiro. O suicídio de Vargas marca o final de uma era na política brasileira e traz consigo questões relacionadas à interferência externa na política brasileira. 

Disponível na Netflix 

8. Doutor Gama (2021)

Esse filme conta a história de Luís Gama, advogado, escritor e um dos principais líderes do movimento abolicionista no Brasil. Vendido como escravo aos 10 anos de idade, ele conseguiu judicialmente sua liberdade e passou a atuar em prol das causas de seus semelhantes. A partir da aprovação da Lei do Ventre Livre, em 1871, Gama conseguiu a alforria de outros escravos, chegando a libertar mais de 500 pessoas. 

Disponível na Globoplay 


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.