Hoje, dia 15 de julho, é celebrado o Dia do Homem, data instituída em 1992 no Brasil. Apesar de também ser comemorado no dia 19 de novembro, que é o Dia Internacional do Homem, essas duas datas marcam a conscientização e a promoção da saúde masculina. No Brasil, os homens vivem em média 7,1 anos a menos do que as mulheres, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
LEIA TAMBÉM
O Dia do Homem é celebrado anualmente em 15 de julho, foi inspirada no Dia Internacional do Homem (19 de novembro). A data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores (ONE) no Brasil em 1992. Não há um consenso sobre o motivo da escolha específica do dia 15 de julho, mas acredita-se que a data tenha sido escolhida por ser próxima ao dia dos pais, celebrado em 14 de agosto.
Ao contrário do Dia Internacional do Homem, a data brasileira tem como foco principal a saúde masculina, com a concentração de hábitos saudáveis e o estímulo à adoção de medidas preventivas. Além da saúde, o Dia do Homem também é um momento para refletir sobre o papel do homem na sociedade, valorizando suas contribuições positivas em diversas áreas e promovendo a igualdade de gênero.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, no entanto, se diagnosticado precocemente, tem um alto índice de cura. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já está realizando uma série de atividades no mês de julho para promover a celebração do Dia do Homem, bem como as campanhas do Dia de combate às Hepatites Virais e Dia do Motorista. A programação inclui atividades com ações de saúde, capacitação, distribuição de preservativos, ações educativas com profissionais de saúde sobre a saúde do homem, prevenção de acidentes, verificação de pressão arterial e glicemia, vacinação e testagem rápida das hepatites B e C.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.