Muitos foliões acabam exagerando no consumo de bebida alcoólica durante as festas de carnaval e ficam com a famosa ressaca, que nada mais é do que um conjunto de sintomas desagradáveis que ocorrem após o consumo excessivo de álcool. Infelizmente, não há uma cura definitiva para a ressaca, mas há algumas formas de preveni-la ou aliviá-la.
LEIA TAMBÉM
A nutricionista Layse Duarte explica que, para prevenir a ressaca, é importante manter a hidratação durante o consumo de álcool. Assim, a orientação é intercalar um copo de bebida com um copo de água, de modo que o corpo elimine os metabólitos do álcool. Porém, se mesmo seguindo essa dica a ressaca se fizer presente no dia seguinte, veja outros conselhos da especialista.
Como eliminar a ressaca pós-carnaval
- Hidratação
O álcool inibe a ação do hormônio antidiurético, que regula a quantidade de água no corpo. Por isso, ao ingerir bebida alcoólica, a pessoa tende a urinar mais, perdendo líquidos e sais minerais.
“Isso provoca sede, secura na boca, irritação nos olhos e na pele. Para combater a desidratação, você deve, de preferência, repor com água de coco ou soro caseiro, que ajudam a repor os água e eletrólitos perdidos. Tomar só água não é interessante. Energéticos são contraindicados, pois podem estimular a diurese e agravar a desidratação”, orienta a nutricionista Layse Duarte.
Como preparar soro caseiro
- Misture em 1/L de água mineral fria (filtrada ou fervida);
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de açúcar.
Misture bem e consuma ao longo do dia.
- Reposição de carboidrato
O álcool interfere na produção de glicose, que é a principal fonte de energia do corpo. Quando o nível de glicose no sangue cai, a pessoa pode sentir fraqueza, tontura, tremores e até desmaios.
“Para evitar a hipoglicemia, você deve consumir alimentos ricos em carboidratos complexos, como frutas, verduras, cereais integrais e legumes. Eles fornecem glicose de forma gradual e mantêm o equilíbrio energético do organismo”, explica Layse Duarte.
- Atenção com o intestino
O intestino também sofre com o excesso de álcool. Não é incomum que pacientes relatem episódios de diarreia pós-bebedeira. Por isso, é importante dar preferência a comidas mais leves e de fácil digestão, como carnes brancas, frutas digestivas, como mamão, abacaxi e ameixa, e vegetais cozidos.
“Seguindo essas dicas, você pode minimizar os efeitos da ressaca e recuperar o seu bem-estar. Mas lembre-se, a melhor forma de cuidar da sua saúde é beber com responsabilidade e moderação”, conclui a nutricionista Layse Duarte.