Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FIES 2024: convocação de lista de espera é prorrogada até 17 de maio

No primeiro semestre deste ano, o Fies oferece 67.301 vagas aos estudantes.

27/04/2024 às 12h33

27/04/2024 às 12h33

O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024 até o dia 17 de maio. Essa fase do processo seletivo, que inicialmente terminaria em 30 de abril, foi ampliada, conforme anunciado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26).

FIES 2024: convocação de lista de espera é prorrogada até 17 de maio - (Divulgação) Divulgação
FIES 2024: convocação de lista de espera é prorrogada até 17 de maio

Neste semestre, o Fies disponibilizou 67.301 vagas para os estudantes. Desde 28 de março até o momento, o MEC já realizou cinco chamadas de candidatos em listas de espera do Fundo.

As vagas remanescentes deste primeiro semestre serão oferecidas novamente no processo seletivo do segundo semestre deste ano. A previsão é que o Fies ofereça, ao todo em 2024, 112.168 vagas nos dois processos seletivos.

Para finalizar o processo e garantir o financiamento, o estudante deve dirigir-se à instituição de ensino escolhida, procurar a comissão permanente responsável pelo Fies e apresentar a documentação necessária. Posteriormente, o estudante deve encaminhar-se ao banco responsável pelo empréstimo.

O Fies oferece financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa. Os requisitos incluem ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo pontuação igual ou superior a 450 pontos na média e nota igual ou superior a 400 na redação. Além disso, a renda familiar mensal máxima por pessoa é de três salários mínimos (R$ 4.236,00).

Por meio do Fies, os beneficiários podem estudar em uma faculdade e começar a pagar o financiamento somente após a formatura. Para famílias com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.118), não é exigida a apresentação de fiador, e a taxa de juros é zero para todos os estudantes.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Agência Brasil