Boca Juniors e Fluminense farão a grande final da Libertadores 2023 neste sábado, dia 4 de novembro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A principal competição de clubes da América do Sul será disputada entre a equipe argentina, que tem agora a chance de ser heptacampeão, se igualando ao Independiente, único com sete títulos. O Fluminense, em sua segunda decisão na história, busca a Glória Eterna pela primeira vez.
Retrospecto das equipes na Libertadores
Após superar o Internacional nas semifinais, o Tricolor retorna a uma final de Copa Libertadores após um hiato de 15 anos. Esta será a segunda oportunidade de a equipe das Laranjeiras jogar pelo inédito título da Libertadores, após ficar no quase ao ser superado pela LDU (Equador) em pleno estádio do Maracanã no ano de 2008.
Já a equipe argentina chega à sua 12ª final da Libertadores, a primeira desde 2018, empatando todos os confrontos do mata-mata: contra o Nacional (Uruguai) nas oitavas, o Racing (Argentina) nas quartas e o Palmeiras na semifinal.
Na história da Libertadores, Flu e Boca já se enfrentaram seis vezes, sem nenhuma vantagem para os dois clubes. Ao todo, são duas vitórias para o tricolor carioca e duas vitórias para a torcida xeneize, além de dois empates. A partida será ás 17h.
A decisão será em jogo único - desde 2019 a competição é tem como final o jogo único - e, em caso de empate, haverá prorrogação. Se ainda assim a o placar permanecer igualado, o campeão será definido na disputa de pênaltis.