Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fumacê que combate o mosquito da dengue pode ser prejudicial à saúde?

O fumacê é utilizado somente mediante a situações emergenciais de epidemia como a que o Brasil enfrenta atualmente, com surtos de dengue, Chinkugunya e Zika Vírus.

20/03/2024 às 10h24

Com o grande avanço de casos de dengue no Brasil inteiro, medidas sanitárias estão sendo adotadas em muitas cidades, dentre elas está o fumacê, o carro que realiza pulverização com inseticida por meio de veículos que trafegam pelas ruas com objetivo de eliminar o vetor da doença: o mosquito Aede Aegypti. Em vídeos divulgados na internet, um fumacê que cobria pessoas que estavam nas calçadas na cidade de Teresina preocupou internautas: afinal, a fumaça pode fazer mal à saúde humana?

Primeiro ponto que se pode destacar sobre o fumacê, é que ele é utilizado somente mediante a situações emergenciais de epidemia como a que o Brasil enfrenta atualmente, com surtos de dengue, Chinkugunya e Zika Vírus. Menos agressivo à saúde, o agrotóxico Cielo-ULV, aprovado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é atualmente utilizado nas pulverizações do fumacê.

Fumacê que combate o mosquito da dengue pode ser prejudicial à saúde? - (Reprodução ) Reprodução
Fumacê que combate o mosquito da dengue pode ser prejudicial à saúde?

É importante destacar que as formulações dos fumacês diferem dos inseticidas disponíveis no mercado comercial. São produtos de uso específico adquiridos pelo Governo Federal, que os distribui aos estados e estes, por sua vez, aos municípios. Segundo especialistas, a dose empregada em cada aplicação é considerada segura para a saúde humana. Contudo, uma aplicação excessivamente frequente pode resultar no acúmulo do agrotóxico no corpo, potencialmente causando danos ao sistema nervoso.

Sintomas de intoxicação por fumacê

Os principais sintomas de intoxicação por fumacê são:

  • Dificuldade para respirar;
  • Vômitos;
  • Irritação nos olhos, pele, boca ou garganta;
  • Desmaio.

Esses sintomas ocorrem devido ao efeito direto do fumacê sobre o sistema nervoso central, que controla a inervação de todos os órgãos do corpo.

Se você experimentar esses sintomas após estar exposto à pulverização de fumacê, é crucial buscar atendimento médico imediato no hospital para iniciar o tratamento adequado e prevenir o surgimento de possíveis sequelas.

Primeiros socorros em caso de intoxicação por fumacê

Os primeiros socorros para intoxicação pelo fumacê, são:

  • Levar a pessoa para um local arejado e bem ventilado;
  • Retirar as roupas contaminadas que possam ter tido contato com o agrotóxico do fumacê;
  • Lavar a pele da pessoa abundantemente com água e sabão, caso tenha ocorrido contato do agrotóxico com a pele;
  • Lavar os olhos imediatamente com água durante 15 ou 20 minutos, caso os olhos tenham tido contato com o agrotóxico e retirar as lentes de contato, caso as tenha;
  • Não provocar vômitos na pessoa, e se a pessoa estiver vomitando, deve-se colocá-la na posição lateral de segurança para evitar aspirar o vômito para as vias aéreas.

_

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges