O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto o fim do período de inscrições do processo seletivo para recenseadores, cujo edital foi lançado nesta quinta-feira (28). Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país. Ao todo, são 15.075 vagas para recenseador.
O pré-requisito para essa função é ter o ensino fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas.
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. A remuneração será por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de questionário (ampliado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados.
Como se inscrever
Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE relacionados no Anexo I do edital e entregar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, preenchido e assinado.
Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação, visto que diferentes pontuações não são cumulativas. Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.
Clique aqui e confira o edital