Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lavagem do Bonfim: tradicional solenidade reúne milhares de fiéis na Bahia nesta quinta (11)

O evento é marcado por diversos fiéis que pagam promessas e celebra o sincretismo religioso.

11/01/2024 às 11h12

Nesta quinta-feira (11), acontece a solenidade da Lavagem ao Senhor do Bonfim, na cidade de Salvador (BA). A festa, que acontece a mais de 200 anos, é marcada pelas tradições e manifestações na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis. Veja a programação completa no final da matéria.

Lavagem do Bonfim: tradicional solenidade reúne milhares de fiéis na Bahia nesta quinta (11) - (Divulgação/Prefeitura de Salvador) Divulgação/Prefeitura de Salvador
Lavagem do Bonfim: tradicional solenidade reúne milhares de fiéis na Bahia nesta quinta (11)

O ato é marcado por um tradicional cortejo das baianas nas primeiras horas do dia, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ao qual segue a pés até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e o átrio da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. As festividades seguem até domingo, 14 de janeiro.

Vale ressaltar que o evento é marcado por diversos fiéis que pagam promessas e celebra o sincretismo religioso.

Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador (BA) - (Divulgação/Governo do Brasil) Divulgação/Governo do Brasil
Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador (BA)

A tradicional lavagem do Bonfim não deve ser confundida com a festa que marca o encerramento do novenário solene, no domingo seguinte, quando ocorre a missa ao Senhor do Bonfim.

Neste ano, a programação é em menção ao jubileu de 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim mediante ao lema “Ao teu lado sempre unidos, somos teu povo Senhor”. As informações foram divulgadas pela Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Programação

A abertura da programação religiosa aconteceu na última quinta-feira (4). O novenário segue até o dia 13, sempre às 19h. O principal dia da festa, depois da procissão e da lavagem do dia 11, é 14 de janeiro, domingo, quando é realizada a missa solene em homenagem ao santo. A celebração é presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 10h. Neste mesmo dia, os fiéis poderão assistir celebrações às 5h, 6h, 7h30 e 15h unindo fiéis de culturas e nacionalidades diferentes.

Com edição de Nathalia Amaral.