Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa morre em confronto com a polícia em Goiás

A informação foi divulgada pelo governador Ronaldo Caiado

28/06/2021 09:40

Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi morto após ser baleado nesta segunda-feira (28), em Goiás. O acusado de uma série de crimes teria sido morto depois uma troca de tiros. Nas primeiras horas da manhã, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, havia confirmado, em suas em suas redes sociais, a prisão do serial killer. A polícia deve conceder detalhes da mortes em coletiva de imprensa ainda nesta segunda-feira. 

Policiais comemoraram a prisão. Imagens mostram o fugitivo ferido (veja acima). Chamado de serial killer e condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia e em Goiás. Em Celândia, no Distrito Federal, Lázaro é acusado da morte de quatro pessoas da mesma família além de um caseiro no distrito de Girassol, em Goiás.  


VEJA O CRONOGRAMA COMPLETO DE LÁZARO BARBOSA: 

Caso Lázaro Barbosa: veja o cronograma completo do serial killer de Brasília 

Caso Lázaro: Polícia encontra carta em esconderijo; leia 


BUSCAS 

As buscas começaram no dia 9 de junho, após o crime no DF. Na fuga, Lázaro roubou um carro e foi para a cidade de Cocalzinho de Goiás, a 80 km de distância. Desde então, foi perseguido pela força-tarefa policial pelas matas da região (leia detalhes mais abaixo).

Drones, helicópteros, rádios comunicadores e até um caminhão com uma plataforma de observação elevada de videomonitoramento ajudaram nas operações.

Cães farejadores também atuaram na caçada a Lázaro. A cadela Cristal, que ajudou nas buscas em Brumadinho (MG), estava entre eles. Um dos animais, o pastor alemão Sauke, se machucou em uma pedra dentro de um rio. Um vídeo mostrou o momento em que o cão foi carregado nas costas por um militar.

Durante a perseguição, Lázaro invadiu ao menos 11 fazendas, trocou tiros e baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informações da força-tarefa.

CRIMES RECENTES 

Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidal, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava.

MOBILIZAÇÃO DE MAIS DE 200 AGENTES

Uma força-tarefa com cerca de 200 policiais foi montada e tem usado o distrito de Girassol, área rural de Cocalzinho, como base. O secretário de segurança de Goiás disse na quinta-feira, 17, que o grupo foi reforçado por 20 agentes da Força Nacional de Segurança. Um grupo de oração esteve próximo a uma das bases usadas pela polícia na manhã da quinta-feira, 17, pedindo proteção divina para a vida dos policiais e dos moradores.

Nascido na cidade baiana de Barra do Mendes, a 530 quilômetros de Salvador, Lázaro já respondeu, na cidade natal, a um processo por homicídio quando tinha 20 anos. Em 2011, já em Ceilândia, ele foi condenado por estupro e roubo com emprego de arma. Ele chegou a ser preso em 2018, em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu do encarceramento poucos meses depois.

Fonte: Com informações do Estadão Conteúdo
Mais sobre: