Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lula é eleito presidente em disputa acirrada com Bolsonaro

Lula, de 77 anos, vai comandar o país pela terceira vez. Ele foi eleito presidente em 2002 e reconduzido ao cargo em 2006

30/10/2022 19:50

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o novo presidente do Brasil neste domingo (30/10). O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) foi declarado eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral como vencedor às 19h57 no momento que a apuração alcançou 98,81% dos votos contabilizados em todo o país, momento que o petista abriu diferença de quase 2 milhões de votos.

O  candidato do PT saiu atrás na apuração e só virou quando chegou a 67,76% das seções apuradas. Bolsonaro somava 40 milhões de votos, Lula alcançou a mesma marca, conseguiu ampliar e manteve a diferença. 

O petista derrotou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), em uma das eleições mais importantes da história democrática. Bolsonaro tornou-se o primeiro presidente a não conseguir a reeleição, enquanto Lula é o primeiro ex-presidente que retorna ao cargo após dois mandatos.

Foto: Divulgação

Lula, de 77 anos, vai comandar o país pela terceira vez. Ele foi eleito presidente em 2002 e reconduzido ao cargo em 2006. O político conseguiu fazer sua sucessão com a eleição de Dilma Rousseff (PT) em 2010, que foi reeleita em 2014 e sofreu um processo de impeachment dois anos depois.

Em 2018, Lula foi preso em processo de corrupção e lavagem de dinheiro e mesmo assim lançou candidatura. Com a candidatura indeferida pelo TSE, o vice na chapa, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se tornou o candidato e foi derrotado em 2º turno por Bolsonaro. Solto em 2019 após decisão do STF, ele teve os direitos políticos reestabelecido.

Para a eleição de 2022, Lula construiu uma aliança com ex-adversários no que o PT classificou como uma candidatura do “campo democrático”. Geraldo Alkmin, ex-governador de São Paulo, foi escolhido como vice, numa sinalização para o centro, diante de temores de um extremismo de Lula. 

Luiz Inácio Lula da Silva é natural de Garanhuns, Pernambuco. Iniciou no movimento sindical e foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema em 1978. Em 1980, fundou o Partido dos Trabalhadores e foi um dos expoentes da campanha das “Diretas Já”.

Ele disputou a presidência da República em 1989 e foi derrotado em 2º turno por Fernando Collor de Mello. Nas eleições seguintes, perdeu duas vezes para Fernando Henrique Cardoso. Lula só chegou ao Palácio do Planalto em 2002.

Mais sobre: