Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nota do Enem de 2019 será usada no Prouni de 2021

As inscrições para o Prouni 2021 iniciam dia 12 de janeiro e seguem até o dia 15 de janeiro.

18/12/2020 09:28

Os candidatos ao Programa Universidade Para Todos (Prouni) poderão se inscrever entre os dias 12 e 15 de janeiro para concorrer a bolsas parciais ou integrais em universidades privadas de todo o país. Segundo o edital divulgado na segunda-feira (14), no Diário Oficial da União, as notas utilizadas no processo seletivo serão as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2019.

Naturalmente, o critério de seleção seria a nota alcançada pelo candidato no Enem de 2020. Porém, como os resultados do exame serão divulgados apenas em março, o Prouni optou por utilizar a pontuação no ano passado. 

O programa é destinado a um grupo seleto e os candidatos devem se enquadrar em situações como ter cursado todo o ensino médio em rede pública ou ter sido bolsista de maneira integral em escolas particulares durante todo o ensino médio, possuir alguma deficiência ou ser professor da rede pública de ensino, apenas na educação básica. 


Nota do Enem de 2019 será usada no Prouni de 2021. Foto: Agência Brasil

Os candidatos que já possuem diploma em ensino superior não poderão concorrer a uma bolsa, com exceção dos docentes. Critérios de renda também serão avaliados e as bolsas de estudos em universidades particulares são divididas em duas modalidades, sendo a integral para candidatos que tenham renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e parcial, com desconto de 50% no valor da mensalidade, para aqueles que possuem renda familiar mensal per capita de 1,5 até três salários mínimos.

Os candidatos poderão inscrever suas notas alcançadas no Enem de 2019 em até dois cursos diferentes e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 19 de janeiro.

Já no dia 1º de fevereiro será publicada uma segunda lista de convocados. Haverá, ainda, uma lista de espera, na qual os não convocados em nenhuma das duas primeiras etapas deverão manifestar interesse em continuar no processo nos dias 18 e 19 de fevereiro. O resultado da espera estará disponível para consulta no dia 22 de fevereiro.

Edição: Da Redação
Mais sobre: