Na última sexta-feira (21), o Ministério do Trabalho e Emprego anunciou que, até o início da tarde, mais de 10 milhões de trabalhadores haviam simulado o novo crédito consignado voltado para empregados da iniciativa privada. Esta nova modalidade entrou em vigor no mesmo dia e tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para uma grande parcela da população, com potencial de beneficiar até 47 milhões de pessoas.

LEIA TAMBÉM
De acordo com dados da Dataprev, até as 13h45 de hoje (21), foram realizadas 10.455.920 simulações de pedidos de empréstimo. Entre os que realizaram as simulações, 1.122.780 trabalhadores buscaram propostas de empréstimo, resultando na formalização de 1.244 contratos. Todo o processo pode ser feito de forma digital, através do site e do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, uma plataforma que já conta com 68 milhões de trabalhadores registrados.
Essa nova modalidade foi estabelecida por meio de uma medida provisória, no dia 12 de março, e permite que os trabalhadores da iniciativa privada, que tenham carteira assinada, possam contratar o crédito com desconto em folha. O programa se aplica também a empregados domésticos, trabalhadores rurais e aqueles contratados por microempreendedores individuais (MEI).
O grande diferencial do programa é a utilização do eSocial, um sistema eletrônico que unifica as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, permitindo que os trabalhadores autorizem o compartilhamento de seus dados com as instituições financeiras. Com isso, mais de 80 bancos e financeiras terão acesso ao perfil dos trabalhadores com carteira assinada, oferecendo uma opção de crédito com taxas de juros mais baixas, já que o desconto será feito diretamente da folha de pagamento.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o volume de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada deve crescer substancialmente. A estimativa é que o mercado de crédito consignado triplicará em 2025, subindo de R$ 39,7 bilhões em 2024 para mais de R$ 120 bilhões neste ano.
Com a expectativa de que mais trabalhadores busquem essa opção para obter crédito a um custo menor, o novo programa pode se configurar como uma alternativa para quem precisa de empréstimo, mas não pode arcar com as altas taxas de juros que normalmente são oferecidas em outras modalidades de crédito.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.