Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pagamento da 5° parcela do auxílio emergencial para beneficiários começa hoje

Cadastrados no Bolsa Família serão os primeiros a receber o benefício, de acordo com a numeração do NIS

18/08/2020 09:42

A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta terça-feira (18), o pagamento da quinta parcela do auxílio emergencial para beneficiário do programa Bolsa Família. O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado pelo Governo Federal como um paliativo aos efeitos da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19.)

Neste sentido, os primeiros a realizar o saque do auxílio emergencial serão os beneficiário do Bolsa Família com Número de Identificação Social (NIS) terminados em 1. O cronograma de pagamento para esse público é feito conforme o calendário usual do programa assistencial. 

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Amanhã (19) será a vez daqueles com NIS com final 2 e assim por diante, com exceção dos fins de semana, até o dia 31 de agosto, quando será liberado o saque para os beneficiários com NIS final 0. Ao todo, mais de 1,9 milhão de pessoas devem ser contempladas diariamente com o pagamento dos recursos. 

Os demais beneficiários do auxílio emergencial, como os trabalhadores informais, recebem inicialmente o crédito do benefício na poupança social da Caixa, conforme calendário organizado por mês de nascimento. Pelo aplicativo Caixa Tem, é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos. Ontem (17) o banco começou a creditar o auxílio emergencial para nascidos no mês de setembro

O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado posteriormente, de acordo com calendário definido pelo governo, considerando também o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

Fonte: Agência Brasil
Por: Da Redação
Mais sobre: