Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PEC dos Lotéricos: CCJ aprova relatório que garante segurança jurídica para setor no país

A iniciativa, segundo Ciro Nogueira, vai “beneficiar 75 mil lotéricos e seus funcionários em todo o país".

31/05/2023 às 17h46

28/09/2023 às 12h35

Nesta quarta-feira (31), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou o relatório favorável do senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas, à PEC 43/2022, conhecida como PEC dos Lotéricos, que irá proporcionar segurança jurídica às autorizações e credenciamentos dos serviços prestados pelos lotéricos no Brasil.

Casa Lotérica em Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Casa Lotérica em Teresina

A proposta valida permissões ou credenciamentos concedidos aos lotéricos em contratos por tempo indeterminado, sem licitação e firmados antes da constituição de 1988.

A iniciativa, segundo Ciro Nogueira, vai “beneficiar 75 mil lotéricos e seus funcionários em todo o país”. Além disso, o parlamentar destacou os serviços prestados pela categoria, presente em 100% do território nacional, com mais de 13.500 postos de atendimento.

Senador Ciro Nogueira, líder nacional do Progressistas - (Divulgação) Divulgação
Senador Ciro Nogueira, líder nacional do Progressistas

O senador Davi Alcolumbre (AP), presidente da Comissão, comemorou o feito e frisou a importância do setor para o desenvolvimento econômico do Brasil.

"Os lotéricos geram emprego, geram riqueza e estão nos rincões do Brasil atendendo os brasileiros. É importante votar essa PEC pela sua relevância", disse.

Por fim, Ciro Nogueira apresentou requerimento para que a matéria tramite em Regime de Urgência, com análise direto em Plenário. Se aprovada, a PEC 43/2022 segue para promulgação.

Mais sobre: