Por falta de verba, Polícia Federal suspende emissão de novos passaportes

A corporação informou ainda que está acompanhando a situação junto ao governo federal para o garantir o restabelecimento do serviço.

20/11/2022 09:31h

Compartilhar no

A Polícia Federal (PF) suspendeu, neste sábado (19), a emissão de novos passaportes por falta de verba orçamentária. Em nota, a corporação declarou que o agendamento eletrônico nos postos continuará funcionando normalmente, mas não há previsão para entrega do documento.

“A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, justificou o órgão.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com a PF, os usuários que foram atendidos até hoje nos postos de emissão vão receber os passaportes. Além disso, outros serviços prestados não serão afetados.

A corporação informou ainda que está acompanhando a situação junto ao governo federal para o garantir o restabelecimento do serviço.

Apesar da suspensão, a emissão de passaportes de emergência será mantida. Dessa forma, pessoas que necessitam do documento de viagem e não possam aguardar o prazo usual de confecção e entrega podem solicitar, desde que comprove o motivo, que deve ser relacionado à saúde, trabalho ou catástrofes naturais.

Atualmente, para emitir um passaporte, é necessário pagar uma taxa de R$ 257,25. Entretanto, no caso do documento de emergência, a taxa sobe para R$ 334,42.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no
Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário