Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Primeiro avião com brasileiros em Israel chega ao Brasil; piauienses estavam no voo

O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil.

11/10/2023 às 07h52

Por volta das 4h10 desta quarta-feira (11), chegou, no Aeroporto de Brasília, o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros após o início da guerra do Hamas contra Israel. Ao todo, 211 passageiros saíram de Tel Aviv com destino ao Brasil, incluindo as piauienses Lindalva Evangelista e a filha Marina Evangelista Mendes.

Primeiros brasileiros chegaram na madrugada de hoje (11) - (Divulgação/Ministério das Relações Exteriores) Divulgação/Ministério das Relações Exteriores
Primeiros brasileiros chegaram na madrugada de hoje (11)

As piauienses estavam em Israel em peregrinação à Terra Santa, circuito turismo mundialmente famoso pela fé e religiosidade. Até o próximo domingo (15) estão previstos mais quatro voos na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

De acordo com as informações, o Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil.

O Itamararaty informou, ainda, que neste primeiro momento será priorizado o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta. Uma segunda etapa da operação está sendo planejada, após a conclusão desses primeiros cinco voos.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, passageiros resgatados de Tel Aviv embarcam da região cantando a música “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Confira o vídeo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Entenda o caso

O ataque do grupo palestino Hamas, no últiomo sábado (7), deixou pelo menos 200 israelenses mortos e 1,1 mil feridos em tiroteios que ocorreram em mais de 20 locais dentro de Israel. Os israelenses responderam com ataques aéreos que mataram pelo menos 230 pessoas e deixaram 1,6 mil feridos na Faixa de Gaza. Os números atuais apontam que ao menos 820 pessoas morreram, sendo 500 em Israel, 313 na Faixa de Gaza.

Com edição de Nathalia Amaral.